17 escolas de Boa Vista serão revitalizadas num investimento de R$ 21 milhões

Assinatura da ordens de serviços para a manutenção e revitalização de 17 unidades de ensino em Boa Vistam (7) (1)
A secretária de Educação, Leila Perussolo, disse que a seleção das escolas para as obras obedeceu a critérios de prioridades

O governador Antonio Denarium (sem partido) assinou nesta quarta-feira, 28, na Escola Estadual Voltaire Pinto, as ordens de serviços para a manutenção e revitalização de 17 unidades de ensino em Boa Vistam. As obras ocorrerão de forma simultânea, com a previsão de conclusão para o mês de setembro de 2021, beneficiando mais de 13 mil alunos que terão melhores condições de estudar quando as aulas presenciais retornarem.

O montante a ser investido nessas obras é de R$ 21 milhões, com recursos próprios do Governo do Estado. Será feita a manutenção da rede elétrica, hidráulica, piso, teto, paredes, pátio e refeitório das escolas.

O governador Antonio Denarium destacou que as escolas estaduais estavam abandonadas e há muitos anos não recebiam nenhum tipo de reforma. Denarium afirmou que essas 17 escolas são as primeiras de um grande projeto de revitalização das unidades de ensino.

“O projeto inicial é recuperar 125 escolas na capital, no interior, nas comunidades indígenas e ribeirinhas. Essas 17 de hoje serão revitalizadas com recursos próprios e, com emendas parlamentares, estamos fazendo muito mais. É o Governo do Estado valorizando a educação”, disse.

Escolha obedeceu a critério de prioridade

As escolas estaduais escolhidas para essa primeira etapa foram: Voltaire Pinto Ribeiro, Professora Vanda da Silva Pinto, Olavo Brasil Filho, Presidente Tancredo Neves, Professor Carlo Casadio, Carlos Drumond de Andrade, Maria Raimunda Mota de Andrade, Lobo D’Almada, Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, Dom José Nepote, Maria Sônia de Brito Oliva, Professor Antônio Ferreira de Souza e Francisca Élzika de Souza Coelho.

Também serão revitalizados nessa primeira etapa os CEMs (Colégios Estaduais Militarizados) Professora Maria de Lourdes Neves, Professora Wanda David Aguiar, Professora Conceição Costa e Silva e Luiz Ribeiro de Lima.

De acordo com a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, a seleção das escolas para as obras obedeceu a critérios de prioridades. “A capital possui 53 escolas, algumas existem emendas parlamentares destinadas a elas, nas outras fizemos análise das condições de ambiente e escolhemos aquelas que não estavam condizendo com um ambiente escolar para propiciar um melhor aprendizado dos nossos alunos”, explicou.

Segundo o diretor da Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, George Orebe, a unidade de ensino nunca foi revitalizada. “A escola foi fundada em 4 de julho de 1996 e até na data de hoje nunca houve reforma. Em 2006 o que houve foi só uma maquiagem e não uma obra como essa que vai acontecer agora. Quando as aulas voltarem, esse prédio vai estar perfeito”, avaliou.

A gestora da Escola Estadual Tancredo Neves, Vilma Rufino, disse que o prédio está desgastado e que recebeu emocionada a notícia da revitalização. “Só de saber que vamos receber a nossa comunidade escolar numa estrutura melhor, me deixa emocionada.

A nossa secretaria estava caindo, as salas descascando, o muro feio. Era uma reivindicação e agora só temos que agradecer ao governador e à sua equipe por essa ação muito importante”, disse, emocionada com a ordem de serviço assinada em mãos.

Governo já revitalizou 17 escolas

Em dois anos e quatro meses de gestão, o Governo de Roraima já revitalizou e reformou 17 escolas em todo o Estado, entre escolas da capital, interior e comunidades indígenas. Todas as escolas foram mobiliadas.

Foram entregues 4.350 carteiras escolares, 106 kits de refeitório e 200 cadeiras para professores – mobiliários que há anos não se via nas escolas. Além disso, foram adquiridas 1.182 centrais para climatização das salas de aulas.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: