Interação na blogosfera

Recentemente, estive discutindo com o professor Jair Oliveira, conceitudado estudioso do campo da Pragmática, em torno da interação que o blog permite (ou não) entre emissor e receptor, fazendo deste mais que um simples leitor, mas também um produtor de texto.

Era uma das aulas do curso de Pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Balizado por seus estudos teóricos acerca da Pragmática, o professor Jair disse que não, não há interação na comunicação via blog.

Para ele, a interação só acontece na comunciação face a face, onde se precebe a expressão e se sente o cheio do interlocutor. Pronto. Deu um clic em minha cabeça e agora me vejo tentado a desenvolver minha monografia usando o tema interação/não interação na blogosfera.

Segundo a tese do professor Jair Oliveira, a não existência de interação na comunicação na blogosfera – ou na internet como um todo – se dá devido ao fato de que o ato de blogar é solitário e o receptor, ao ler o texto postado, também o faz num processo solitário.

Ou seja, são dois indívíduos que estão sozinhos e distantes diante de um PC num processo de produção e decodificação de texto, mas que não interagem efetivamente. E agora? Há ou não há interação na blogosfera? Se você vir a ler este poste, comente-o. Emita a sua opinião. Participe!

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend