Haroldo Cathedral garante apoio para combate à mosca da carambola em Roraima

O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD) articulou junto a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apoio no transporte aéreo de equipamentos que auxiliarão no combate a praga no estado. A aeronave C-105 desembarcou na base aérea de Boa Vista na quarta-feira (30 de setembro), vinda de Brasília.

No cargueiro vieram equipamentos, alimentos caninos e um cão farejador que passará a atuar no Aeroporto Internacional de Boa Vista. Também vieram a Boa Vista auditores fiscais federais da equipe K-9 do Mapa, que é responsável pelo treinamento do cão. Esse aparata tem o objetivo de colaborar para impedir a propagação da mosca-da-carambola para outros estados.

No mês de agosto, um exemplar macho da praga foi capturado na sede do município de Boa Vista, o que motivou a ação da Superintendência Federal da Agricultura (SFA- MAPA) em Roraima para adotar procedimentos para impedir a propagação da praga.

“Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso para garantir o desenvolvimento do setor produtivo de Roraima. Combater a mosca-da-carambola reflete diretamente na qualidade e preservação sanitária das nossas produções frutíferas, e consequentemente, evita grandes prejuízos econômicos para nossos produtores e para todo o estado”, explica o deputado.

O superintendente do Mapa em Roraima, Plácido Alves, disse que a ação trará maior tranquilidade no combate a mosca-da-carambola em Roraima. “Esses novos instrumentos que chegaram em Boa Vista darão maior tranquilidade no serviço e fiscalização e inspeção de bagagens, mitigando o risco de propagação da praga para outras unidades e assim evitando um prejuízo a fruticultura nacional”, comenta.

Em seu mandato como deputado federal, Haroldo Cathedral tem garantido vários resultados positivos em defesa da agropecuária em Roraima.  Em maio deste ano, o parlamentar foi responsável pela aquisição de nova frota de veículos para a Superintendência Federal de Agricultura no estado. O recurso foi assegurado junto à Secretaria-Executiva do MAPA que disponibilizou aproximadamente R$ 700 mil para aquisição dos novos veículos.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#MinistériodaAgricultura #PolíticaemRoraima #AgriculturaePecuária #MoscadaCarambola #HaroldoCathedral

Comente este post