Arthur e Ottaci no segundo turno em Boa Vista. Apenas 8 vereadores foram reeleitos

Arthur Henrique (MDB) foi o candidato mais votado para prefeito de Boa Vista, obtendo 49,64% dos votos contra apenas 10,59% do segundo colocado, Ottaci Nascimento (Solidariedade). Em números absolutos, Arthur obteve 78.425 votos e Ottaci 16.735. O resultado leva os dois candidatos para o segundo turno, o acontece pela primeira vez na história da capital roraimense.

Na terceira colocação entre os postulantes ao Palácio 9 de Julho ficou o candidato da Rede Sustentabilidade, Linoberg Almeida, que obteve 9,99% dos votos, praticamente colado em Ottaci. A deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB) terminou a disputa do primeiro turno das eleições municipais em quarto lugar, com 8,9% dos votos válidos.

Em decorrência de problemas técnicos no supercomputador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela totalização dos votos, a apuração atrasou por horas tanto em Boa Vista quanto em outras capitais brasileiras.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo de Faria Cupello, decidiu fazer uma apuração própria da Corte eleitoral roraimense para apresentar um resultado à população da capital, ainda que extraoficial. Tão logo terminou a apuração paralela do TRE, o resultado oficial do TSE também foi anunciado.

Apensas oito vereadores se reelegem

Além de Arthur e Ottaci no segundo turno, a apuração final, confirmada pelo TSE, apontou ainda uma renovação significativa na Câmara Municipal de Boa Vista. Dos atuais 21 vereadores, apenas 8 se reelegeram: Ítalo Otávio (o mais votado); Manoel Neves; Júlio Cézar; Genilson Costa; Idázio da Perfil; Albuquerque; Aline Rezende; e Vavá do Tianguá.

Os 15 novos vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Boa Vista foram: Sandro Baré; Gabriel Mota; Dr. Ilderson; Tiago Fogaça; Leonel Oliveira; Kleber Siqueira; Melquisedek; Ruan Kenobby; Tuti Lopes; Guarda Jullyerre; Juliana Garcia; Regiane Matos; Adnan Lima; Gildean Gari; e Nilson Bispo.

‘Eleições em Roraima foram tranquilas’, diz Cupello

O presidente do TRE Roraima, Leonardo Cupello, avaliou que o primeiro turno das eleições municipais em Roraima foi bastante tranquilo.

Segundo ele, dadas as proporções do pleito, com o grande número de candidatos e toda a complexidade que isso envolve, as denúncias de crimes eleitorais e os problemas técnicos verificados estão dentro da margem aceitável.

Em Boa Vista um total de 165.428 eleitores compareceram às urnas. O número de abstenção foi um dos maiores dos últimos anos: 52.049 pessoas deixaram de votar. Os votos nulos somaram 4.733. No entanto, Cupello diz que diante do quadro de pandemia não chega a ser surpresa nem sem justificativa, caso o alto número de abstenções em Boa Vista.

Apesar do problema técnico no sistema do TSE que atrasou por horas o resultado das eleições municipais em várias capitais brasileiras, o presidente do TRE Roraima disse que o resultado do pleito é seguro e incontestável.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog.

Conversar no WhatsApp

#BoaVista #ArthurHenrique #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral #SegundoTurno #OttaciNascimento

Comente este post