Ventos mais republicanos passam a soprar na Assembleia Legislativa sob o comando de Sampaio

A semana começa junto com o mês de fevereiro, o segundo deste ano de 2021, com as nossas vidas ainda sob o estigma da Covid-19. Fevereiro começa também sob uma nova ordem político-institucional estabelecida na Assembleia Legislativa de Roraima, após o fim do reinado auto atribuído pelo agora ex-presidente Jalser Renier (Solidariedade).

Entra em cena, a partir de agora, a gestão do deputado Soldado Sampaio (PC do B), que promete fazer uma administração mais aberta ao diálogo e com a transparência que faltou nos últimos cinco anos naquela Casa.

Pois é. Como eu estava dizendo, novos ventos começam a soprar a partir de agora na Assembleia Legislativa. Eleito por unanimidade, com 19 votos, o deputado estadual Soldado Sampaio começa para valer a sua cruzada para moralizar a ALERR e, assim, resgatar a imagem daquela Casa, arranhada e diminuída, nos últimos anos, devido a gestão questionável e questionada de Jalser Renier.

Caberá a Sampaio retirar o caráter feudal que foi dado ao Poder Legislativo, onde o ex-presidente agia como uma espécie de rei absolutista, fazendo dos demais deputados uma espécie de súditos de luxo, submissos à sua vontade. Sampaio promete fazer uma gestão democrática, transparente e com respeito aos valores republicanos.

Vindo da Caserna, onde o senso de coletividade e de enfretamento dos problemas com determinação e altivez é a regra, além da prevalência do bem-estar coletivo, Soldado Sampaio terá pela frente a missão de dar ao Poder Legislativo o respeito que aquele poder institucional merece.

Não será uma tarefa das mais fáceis. Até porque, Jalser Renier dá sinais claros de que não está disposto a desapegar do cargo de presidente e do poder que ele lhe conferia, assim tão fácil. Tanto que tem entrado no Supremo Tribunal Federal (STF) com um recurso após outro, tentando reverter a situação. As chances de êxito, claro, são pouquíssimas, mas enquanto ele poder espernear, assim ele o fará.

Bom, é preciso dizer que as reações do público às mudanças ocorridas no comando do Poder Legislativo de Roraima, demostram o quanto se ansiava pela saída de Jalser da presidência daquela Casa. Apenas os mais de 2.500 ocupantes de cargos comissionados nomeados pelo ex-presidente e seus familiares, diretamente beneficiados por esse verdadeiro trem da alegria, defendiam e defendem a ferro e fogo a permanência de Jalser no cargo. No mais, o que se desejava era mudança.

Os primeiros passos de Sampaio no comando da Casa sinalizam para um tratamento mais digno aos assuntos que dizem respeito àquele poder. Nesta terça-feira (2 de fevereiro), por exemplo, deve ser votada uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) proibindo a reeleição dos ocupantes dos cargos da Mesa Diretora para esses mesmos cargos dentro da mesma legislatura.

Essa medida dará a garantia de que haverá alternância de poder no Legislativo Estadual, possibilitando que outros parlamentares possam participar da direção da Assembleia, no futuro. Decisão extremamente salutar.

De sua parte, o governador Antônio Denarium, que participou da solenidade de posse de Sampaio, na sexta-feira (30 de janeiro), saudou positivamente a mudança, desejando que os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – trabalhem conjuntamente para o efetivo desenvolvimento do Estado de Roraima.

Nem precisa dizer que a debacle de Jalser traz muito mais tranquilidade para Denarium, pois acabam as chantagens e os dedos em riste sempre que o Menino de Ouro se sentia contrariado.

Meu caro leitor, eu acabei de lançar na Amazon o livro A explosão do podcast, onde situo o leitor sobre o crescimento e versatilidade desta mídia em áudio sob demanda, que pode ser consumida onde, quando e da forma que você quiser.

No livro, eu também ensino todos os passos, técnicas e indico os equipamentos e aplicativos necessários para você produzir seu podcast com absoluta liberdade e qualidade. Vai lá em Amazon.com.br, procura pelo termo A explosão do podcast e compra o seu exemplar. O livro está disponível nos formatos impresso e ebook.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog:

luiz.valerio.silva@gmail.com | (95) 99135-8757

Comente este post