Congresso faz acordo em proposta que libera gastos na pandemia

Os partidos fecharam acordo, nesta segunda-feira, para aprovar o PLN2, o projeto de lei do Congresso Nacional que prevê a abertura de crédito para programas emergenciais de proteção ao emprego e de oferta de créditos para empresas. Os créditos extraordinários permitem a realização de despesas sem as limitações impostas pelo teto de gastos. 

O texto também retira da meta fiscal as despesas criadas para o enfrentamento à Covid-19, aliviando assim as obrigações para fechar as contas da União este ano.

O relator do PLN, deputado Efraim Filho, do Democratas da Paraíba, no parecer apresentado, autorizou também o bloqueio de R$ 9 bilhões em despesas não obrigatórias, com exceção das emendas parlamentares, para abrir caminho fiscal para outras despesas, em especial, as obrigatórias. O relator argumentou que o projeto permite aumentar as despesas sem fazer a compensação que atualmente seria necessária.

O projeto de Lei do Congresso Nacional conta também com apoio da oposição. Segundo o líder da minoria na casa, o deputado Arlindo Chinaglia, do PT paulista, a medida amplia os recursos para enfrentar a pandemia.

Já o deputado Cláudio Cajado, do PP baiano, defendeu que o projeto é necessário para dar ao Executivo a possibilidade de aplicar o Orçamento sem incorrer em crime de responsabilidade.

O governo enviou o projeto ao Legislativo, no início de março, solicitando o remanejamento de recursos da União alegando impossibilidade de executar o orçamento de 2021 da forma como o texto foi aprovado.

As informações são da Agência Brasil

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: