Denarium oficializa mudança na Sesau: sai Marcelo Lopes, entra Airton Cascavel

cascavel toma posse como secretario de saude
Denarium: Airton Cascavel vai ampliar e melhorar nosso relacionamento com o Ministério da Saúde

A mudança no comando da Sesau, antecipada ontem pela imprensa roraimense, foi concretizada na manhã desta segunda-feira (3 de maio) pelo governador Antônio Denarium (sem partido). Saiu o então titular da pasta, Marcelo Lopes, e foi empossado o ex-assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel.

Segundo Denarium, mudanças nos cargos de primeiro escalão é um rito normal em um governo e, no caso específico da Sesau, a troca de secretário tem o objetivo de abrir mais espaço para Roraima no que diz respeito às demandas encaminhadas ao MS.

Ao ser questionado pelo Blog se houve alguma motivação especial para a exoneração de Marcelo Lopes e a escolha de Airton Cascavel, o governador disse que o ex-assessor especial do MS era uma indicação pessoal sua e teve como único critério a credibilidade conquistada pelo novo titular da Sesau, enquanto esteve em Brasília como auxiliar do ex-ministro Pazuello.

“Marcelo Lopes fez um excelente trabalho na Secretaria de Saúde. Ele foi fundamental no combate à Covid-19 em Roraima, principalmente no início da pandemia, evitando que o sistema de saúde entrasse em colapso. Também foi fundamental na discussão do PCCR unificado dos trabalhadores do setor, que nós conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa. Agora, [Airton] Cascavel vai ampliar e melhorar nosso relacionamento com o Ministério da Saúde”, disse Denarium.

Em seu discurso de despedida, Marcelo Lopes agradeceu a confiança depositada nele pelo governador Denarium e destacou a exigência pela transparência absoluta no comando da pasta por parte chefe do Executivo estadual. Disse deixar o cargo de cabeça erguida e com a certeza de que fez o seu melhor, seguindo as diretrizes determinadas pelo governador.

“Governador, o senhor foi o gestor mais honesto com quem eu já trabalhei em Roraima em todos os tempos. O senhor nuca me pediu para beneficiar nenhuma empresa ou privilegiar ninguém. Deu transparência a todos os processos e determinou que o foco do nosso trabalho fosse o cidadão”, afirmou.

Airton Cascavel assumiu a titularidade da Sesau informando que se o convite lhe tivesse sido feito há um ano atrás, ele não aceitaria, pois não teria competência para tanto. No entanto, após sua passagem pelo Ministério da Saúde, disse ter conseguido aprender bastante sobre o setor e considera que pode ajudar melhorar a qualidade dos serviços de saúde do estado.

Segundo o novo secretário, gerenciar demandas num ministério com Orçamento de 200 bilhões, como o MS, foi um dos maiores desafios da sua vida.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: