22 comércios de Boa Vista são autuados por desobedecer decreto preventivo à pandemia de Covid-19

Mesmo com a segunda onda da pandemia de Covid-19 em alta, com várias vidas sendo ceifadas pelo Novo Coronavírus, ainda tem muita gente desobedecendo aos protocolos e medidas de contenção adotadas pelo poder público em Roraima. Somente no último final de semana, a Prefeitura de Boa Vista inspecionou 38 estabelecimentos comerciais, dos quais 22 foram autuados por estarem descumprindo o decreto municipal que prevê uma série de medidas restritivas para combater a Covid-19.

Diante da desobediência de comerciantes e populares, o Município decidiu intensificar a fiscalização em comércios, bares, restaurantes e casas noturnas de Boa Vista, como forma de garantir que medidas de prevenção à covid-19 sejam cumpridas. Não deu outra. Foram flagrados muitos casos de desrespeito à saúde pública, devido a situações que podem resultar no aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus.

Conforme a Prefeitura da Capital, a fiscalização no comércio local é comandada pela Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Durante a operação, os empresários são orientados sobre o cumprimento das medidas sanitárias de proteção para conter a disseminação do vírus.

O decreto editado na última semana pela Prefeitura de Boa Vista prevê, além do distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e aferição de temperatura, também o encerramento das atividades em bares, restaurantes e casas noturnas às 22h.

“Essa fiscalização é essencial para que o nosso estado não chegue a um estágio tão alarmante como o do nosso vizinho, Amazonas. Por conta disso, estamos fazendo o possível para que empresários sigam à risca as medidas restritivas de combate ao vírus, como forma de evitar ainda mais a disseminação da doença”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Fernando Matos.

Veja o que diz o decreto:

I – Bares, restaurantes, lanchonete, conveniências e flutuantes devem funcionar com o máximo 30% da sua capacidade total de pessoa, conforme metragem expressa no alvará de funcionamento e até o horário de 22h;

II – Aniversários, casamentos e formaturas ficam limitados à capacidade máxima de 100 pessoas;

III – Os espaços públicos em geral para visitação, passeio e práticas esportivas terão os seus horários de funcionamento até as 22h;

IV – As boates, casas de eventos e de recepções, salões de festa, parques de diversão, circo e similares devem funcionar com o máximo 30% da sua capacidade total de pessoas, e com horário de funcionamento até as 22h;

V – As reuniões comemorativas e encontros nos espaços públicos, clubes e áreas comuns de condomínio devem ser evitadas.

Os segmentos previstos no decreto podem realizar atividades de delivery após 22h, sem presença de clientes. Recomenda-se ainda que a população adote as medidas necessárias de higiene para evitar a possível propagação do Coronavírus.

Meu caro leitor-ouvinte, eu acabei de lançar na Amazon.com.br meu livro A explosão do podcast. Olha, modéstia à parte, a obra ficou bem interessante. É um livro-guia que ensina tudo o que você precisa saber para criar um podcast de sucesso.

A obra, no entanto, vai além, mostra a você todo o potencial que a mídia podcast tem para alavancar sua carreira pessoal e/ou profissional, assim como o seu negócio. Confere lá na minha Página de Autor na Amazon, considere comprar a obra, vai. 😁😁😁

Envie sua sugestão de pauta para o Blog:

luiz.valerio.silva@gmail.com

(95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: