24 horas de escuridão na Venezuela

boa-vista-130-anos

A Venezuela completou na tarde desta sexta-feira (8 de março) um total de 24 horas sem energia elétrica. Fontes do blog que têm parentes morando em Caracas se dizem apreensivas com a situação, pois temem que algo grave esteja acontecendo.

Numa parte de Caracas a energia já foi restabelecida, mas o restante do país continua na escuridão. Há relatos da imprensa venezuelana segundo os quais em bairros da capital a energia voltou a cair depois de ter sido restabelecida por alguns minutos.

“Estão todos sem comunicação sem nada. Não sabemos de nada. Estou em desespero. Acho que estão fazendo alguma coisa de terrível”, disse uma fonte.

O clima fica ainda mais tenso sabendo-se que o presidente ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e o autodeclarado presidente interino Juan Guaidó convocaram manifestações com objetivos contrários para este sábado (9).

Maduro pede que seus simpatizantes defendam seu governo. Guaidó convocou uma grande manifestação em defesa do restabelecimento da democracia no país. O temor é que haja confrontos.

No Twitter, Guaidó culpa Maduro pelo blecaute e diz que o apagão está resultando na morte de recém-nascidos:

De acordo com a revista eletrônica Crusoé o blecaute começou por volta das 17h desta quinta-feira (7). A publicação relata que os hospitais estão às escuras, voos foram cancelados, as aulas foram suspensas nas escolas e as pessoas foram dispensadas do trabalho.

Guaidó incluiu o blecaute como tema da pauta da manifestação convocada para este sábado. “Para conseguir a volta da luz, que acabe a escuridão, devemos nos manter firmes e mobilizados sempre”, disse, segundo Crusoé.

A pane atingiu a Hidrelétrica de Guri, a segunda maior da América Latina depois de Itaipu. Isso fez com que o fornecimento de energia da Venezuela para Roraima fosse interrompido as termelétricas fossem acionadas para manter o estado aceso.

Foto: Matias Delacroix/AFP

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend