Acusação de manipulação de pesquisas a favor de Ottaci leva IBOPE a emitir nota em sua defesa

 Acusação de manipulação de pesquisas a favor de Ottaci leva IBOPE a emitir nota em sua defesa
Compartilhe nosso conteúdo!

Um vídeo explosivo que circulou nesta sexta-feira (13 de novembro) nas redes sociais apresenta uma conversa entre o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade), e o ex-craque de futebol, Túlio Maravilha, sobre um suposto esquema para a compra dos resultados das pesquisas IBOPE que colocaram o candidato Otacci Nascimento (Solidariedade) como preferido do eleitorado na capital roraimense. O vídeo, que se espalhou pelas redes sociais feito rastilho de pólvora, levou o IBOPE Inteligência a publicar uma nota de repúdio contra a acusação de manipulação dos resultados das pesquisas.

A conversa descontraída entre Jalser e Túlio Maravilha, segundo se pode ouvir no diálogo cheio de intimidade entre o ex-craque e seu fã roraimense, mostra o empenho do presidente do Poder Legislativo de intervir com o pagamento ao Ibope para a compra dos resultados das pesquisas. Túlio Maravilha seria a ponte entre Jalser e o presidente do IBOPE Inteligência e também do Botafogo, ex-clube do boleiro, Carlos Augusto Montenegro.

De tão contundente e escrachada a conversa, e tamanha foi sua repercussão, que o IBOPE Inteligência se viu obrigado a publicar uma nota repudiando “as acusações de que manipulou os resultados das pesquisas de intenção de voto para prefeito realizadas em Boa Vista”.

O pronunciamento público do instituto de pesquisas mais famoso do Brasil diz ainda que “infelizmente, faz parte do nosso dia-a-dia receber acusações daqueles que estão insatisfeitos com os resultados que apresentamos. Todavia, todas as pesquisas realizadas pelo IBOPE Inteligência em 78 anos de existência são pautadas em critérios técnicos da ciência estatística”.

Conforme diz o IBOPE na sua nota de repúdio, as pesquisas “representam a população em estudo, pois todos os grupos sociais e as várias regiões geográficas aparecem na amostra em proporção muito próxima à da população pesquisada”. O insituto de pesquisa garante que “os resultados das nossas pesquisas refletem fielmente o que encontramos na interlocução com as pessoas que entrevistamos e independem totalmente dos interesses de quem nos contrata”.

O IBOPE salienta que, no caso de Boa Vista, quem contratou as pesquisas foram a Rádio TV do Amazonas LTDA/ Rede Amazônica Rádio e Televisão e destaca que as sondagens “estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral, conforme determina a Justiça Eleitoral”. A nota conclui dizendo que “em momento algum, o IBOPE Inteligência foi contratado por qualquer partido ou candidato para realizar pesquisa na cidade” e lamenta “as acusações sem provas e sem fundamentos” feitas em relação às pesquisas.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o novo episódio do Podcast Direto ao Ponto - Bastidores do primeiro turno e as arrumações para o segundo em Boa VistaOUÇA NO SPOTIFY
+