Apesar do aumento na receita, Prefeitura de Boa Vista corta recursos de secretarias e programas

 Apesar do aumento na receita, Prefeitura de Boa Vista corta recursos de secretarias e programas

Apesar de ter registrado superávit em 2020, a Prefeitura de Boa Vista fez cortes em várias programas

Compartilhe nosso conteúdo!

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) teve um aumento de 17% na receita, num comparativo entre as LOA’s (Lei Orçamentária Anual) de 2017 e 2020, de acordo com o Portal da Transparência do Município.

Já nas receitas correntes, que levam em conta a arrecadação de impostos, taxas e contribuições, o aumento chegou a 57%, no comparativo entre o previsto nas LOA’s de 2017 e 2020.

Mesmo com esse cenário superavitário de arrecadação, a Prefeitura de Boa Vista promoveu cortes em diversas secretarias e programas que são importantes para a população.

Somente na Habitação e Urbanismo, setores controlados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), a tesourada foi de mais de 80%, prejudicando projetos habitacionais e urbanísticos essenciais para a cidade.

O setor cultural, que sempre ficou em segundo plano na atual gestão, teve um corte de quase 20% no já mirrado orçamento, no comparativo entre 2017 e 2020.

Outro ponto que chama a atenção é o corte de 92% no Programa Braços Abertos, ‘vendido’ pela prefeita Teresa Surita como ponto mais forte da prefeitura em termos de acesso a população.

Quem também teve um corte considerável foi o Programa Família que Acolhe, que é uma política pública que cuida da criança desde a gestação até os seis anos de idade, garantindo o acesso à saúde, educação e desenvolvimento social de maneira integrada.

No programa que transformou Boa Vista na “Capital da Primeira Infância”, segundo tem divulgado amplamente a prefeita, a redução foi de 46,63% em seu orçamento anual.

Por fim, quem também foi atingido pela tesoura foram os conselho municipais (Assistência Social, Idoso, Criança e Adolescente, Mulher, Drogas e Tutelares). Todos tiveram cortes orçamentários próximos ou acima de 50% no comparativo entre 2017 e 2020.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o Podcast Direto ao Ponto - Narrativas, entrevistas e histórias sobre a política, a cultura e os costumes da Amazônia. Por Luiz ValérioOUÇA NO SPOTIFY
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x