Arthur e Ottaci duelam em debate da TV Roraima. Jogo de acusações marca evento

Os candidatos a prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) e Ottaci Nascimento (Solidariedade), participaram na noite desta sexta-feira (27 de novembro), do debate realizado pela TV Roraima/Rede Amazônica. O debate foi mediado pelo jornalista Igor Duarte.

Dividido em três partes, o debate teve o primeiro e o terceiro blocos com temas livres, e o segundo, com temas determinados por sorteio. Ottaci começou a fazer perguntas no segundo bloco sobre o tema transporte público.

O candidato do Solidariedade questionou Arthur Henrique sobre o que ele qualificou como a falta de atenção da Prefeitura de Boa Vista aos deficientes físicos e perguntou se o serviço de aplicativo UBER iria ficar sem regulamentação pela atual gestão.

Arthur respondeu que toda a infraestrutura de transporte público da capital foi modernizada, com a revitalização do mini terminal do Centro e com a disponibilização de centrais de ar nas paradas de ônibus. Arthur disse ainda que a trafegabilidade das ruas de Boa Vista foi humanizada, inclusive com a criação das ciclovias.

O candidato do MDB afirmou também que a regulamentação do UBER estará dentro de um plano de mobilidade que será proposto e executado pela sua gestão, se ele for eleito prefeito de Boa Vista. Na tréplica, Ottaci disse que a atual gestão não tem compromisso com os motoristas de aplicativo.

Arthur perguntou a Ottaci sobre as ações do candidato para a área de saneamento básico. O concorrente do Solidariedade disse que é deputado federal a apenas um ano, enquanto a atual administração está no poder há mais de 20 anos. Ottaci afirmou ainda que a administração de Teresa nunca o procurou para tratar sobre alocação de recursos.

“Em resumo, o candidato nem mostrou o que ele já fez para melhorar o serviço de drenagem de Boa Vista nem mostrou suas propostas sobre o que pretende fazer. A atual gestão já fez mais obras de drenagem do que já havia sido feito em toda a história da capital”, rebateu Arthur. Ottaci acusou a atual gestão de querer privatizar os serviços de fornecimento de água de Boa Vista.

Ouça nossos podcasts

Direto ao Ponto – A crônica bem-humorada da política roraimense

Macuxicast – A cultura, a arte e os costumes da gente amazônida em evidência

Educação em pauta

Quando foi abordado o tema educação, Ottaci perguntou como Arthur pretende levar creches e casas-mãe para todos os bairros de Boa Vista. O candidato emedebista disse que, como secretário de Educação, trabalhou para levar mais qualidade para as escolas municipais, oferecendo tablets e até robôs para os alunos.

Arthur disse ainda que Boa Vista tem as melhores creches do país, que são referência internacional. A ideia é saltar de 2.700 vagas para 6.000 vagas nas creches da capital.

Duelo sobre educação e segurança

Sobre o tema segurança, Arthur perguntou a Ottaci quais suas propostas para a área. O candidato do Solidariedade disse que pretende criar o Fundo Municipal de Segurança Pública. Disse que vai implantar um sistema de monitoramento em toda a cidade para oferecer segurança aos moradores e comerciantes.

Por várias vezes Ottaci disse que tentou destinar recursos para a Prefeitura de Boa Vista, inclusive para a área de segurança, mas foi desmentido por Arthur.

No começo do terceiro bloco, os candidatos voltaram a tratar sobre o tema educação. Ottaci comparou as escolas dos bairros mais centrais com aquelas das comunidades mais carentes. Ele disse que é preciso dar uniformidade para a educação em todos os bairros.

“Não podemos ter um gestor que olhe para uns e outros não”, disse Ottaci. “Se o candidato visitou as escolas não entrou”, rebateu Arthur, garantindo que todas as escolas e creches têm praticamente a mesma infraestrutura.

A pandemia e a saúde

No terceiro e último bloco, os candidatos se arguiram sobre o tema Saúde. E, como não poderia deixar de ser, a pandemia permeou as perguntas e respostas dos dois candidatos.

Ottaci acusou a gestão da prefeita Teresa de fechar o comércio, com o lockdown, e os postos de saúde nos finais de semana. Já Arthur acusou Ottaci de não ter alocado recursos para a aquisição de medicamentos. “Nem um comprimido de azitromicina sequer”, disse Arthur.

Todos os envolvidos no debate seguiram os protocolos de prevenção à Covid-19.

As imagens deste post são reproduções da TV Roraima/Rede Amazônica

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

#EleiçõesemBoaVista #BoaVista #Políticae #ArthurHenrique #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral #Roraima #OttaciNascimento #CandidatosaPrefeito

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: