Arthur e Ottaci no segundo turno em Boa Vista. Apenas 8 vereadores foram reeleitos

Arthur Henrique (MDB) foi o candidato mais votado para prefeito de Boa Vista, obtendo 49,64% dos votos contra apenas 10,59% do segundo colocado, Ottaci Nascimento (Solidariedade). Em números absolutos, Arthur obteve 78.425 votos e Ottaci 16.735. O resultado leva os dois candidatos para o segundo turno, o acontece pela primeira vez na história da capital roraimense.

Na terceira colocação entre os postulantes ao Palácio 9 de Julho ficou o candidato da Rede Sustentabilidade, Linoberg Almeida, que obteve 9,99% dos votos, praticamente colado em Ottaci. A deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB) terminou a disputa do primeiro turno das eleições municipais em quarto lugar, com 8,9% dos votos válidos.

Em decorrência de problemas técnicos no supercomputador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela totalização dos votos, a apuração atrasou por horas tanto em Boa Vista quanto em outras capitais brasileiras.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo de Faria Cupello, decidiu fazer uma apuração própria da Corte eleitoral roraimense para apresentar um resultado à população da capital, ainda que extraoficial. Tão logo terminou a apuração paralela do TRE, o resultado oficial do TSE também foi anunciado.

Apensas oito vereadores se reelegem

Além de Arthur e Ottaci no segundo turno, a apuração final, confirmada pelo TSE, apontou ainda uma renovação significativa na Câmara Municipal de Boa Vista. Dos atuais 21 vereadores, apenas 8 se reelegeram: Ítalo Otávio (o mais votado); Manoel Neves; Júlio Cézar; Genilson Costa; Idázio da Perfil; Albuquerque; Aline Rezende; e Vavá do Tianguá.

Os 15 novos vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Boa Vista foram: Sandro Baré; Gabriel Mota; Dr. Ilderson; Tiago Fogaça; Leonel Oliveira; Kleber Siqueira; Melquisedek; Ruan Kenobby; Tuti Lopes; Guarda Jullyerre; Juliana Garcia; Regiane Matos; Adnan Lima; Gildean Gari; e Nilson Bispo.

‘Eleições em Roraima foram tranquilas’, diz Cupello

O presidente do TRE Roraima, Leonardo Cupello, avaliou que o primeiro turno das eleições municipais em Roraima foi bastante tranquilo.

Segundo ele, dadas as proporções do pleito, com o grande número de candidatos e toda a complexidade que isso envolve, as denúncias de crimes eleitorais e os problemas técnicos verificados estão dentro da margem aceitável.

Em Boa Vista um total de 165.428 eleitores compareceram às urnas. O número de abstenção foi um dos maiores dos últimos anos: 52.049 pessoas deixaram de votar. Os votos nulos somaram 4.733. No entanto, Cupello diz que diante do quadro de pandemia não chega a ser surpresa nem sem justificativa, caso o alto número de abstenções em Boa Vista.

Apesar do problema técnico no sistema do TSE que atrasou por horas o resultado das eleições municipais em várias capitais brasileiras, o presidente do TRE Roraima disse que o resultado do pleito é seguro e incontestável.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog.

Conversar no WhatsApp

#BoaVista #ArthurHenrique #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral #SegundoTurno #OttaciNascimento

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: