Arthur Henrique ganha eleição em Boa Vista com mais de 85% dos votos validos

 Arthur Henrique ganha eleição em Boa Vista com mais de 85% dos votos validos
Compartilhe nosso conteúdo!

A totalização dos votos do segundo turno em Boa Vista confirmou o que o primeiro turno e as pesquisas eleitorais apontavam para essa segunda etapa da disputa. O candidato Arthur Henrique (MDB) venceu a disputa com larga margem de votos sobre o seu adversário Ottaci Nascimento (Solidariedade). O resultado final foi Arthur em primeiro lugar, com 116.792 (85,36% dos votos válidos), contra 20.032 votos de Ottaci Nascimento (14,64%).

O resultado das eleições em Boa Vista confirmou a liderança política da prefeita Teresa Surita (MDB) e reafirmou a aprovação da população quanto a sua forma de administrar a capital roraimense. O grande derrotado da disputa foi o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Remoer (Solidariedade), fiador da candidatura de Ottaci.

Neste segundo turno, a apuração dos votos transcorreu de forma tranquila e sem atropelos, ao contrário do primeiro turno, quando foi registrada pane no sistema do TSE. A totalização também foi bem mais rápida. Pouco depois das 19 horas em Boa Vista o processo de contagem dos votos foi encerrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ouça os podcasts do Blog

Direto ao Ponto – A crônica bem humorada da política roraimense

Macuxicast – A arte e a cultura amazônidas em evidência

Assim como no primeiro turno, o que chamou a atenção e merece destaque foi o alto índice de abstenção neste segundo turno, num percentual de 31%,38 o que em números absolutos representa 68.254 eleitores que deixaram de votar. Durante todo dia, os locais de votação estiveram praticamente vazios e a movimentação de eleitores foi bastante reduzida.

Para os cientistas políticos ouvidos pelo blog, Roberto Ramos e Paulo Racosqui, este segundo turno não empolgou muitos eleitores devido a alguns fatores. Em primeiro lugar, a pandemia, que fez com que alguns votantes preferirem ficar em casa um vez de se expor ao risco de contaminação.

O segundo fator, segundo os especialistas, está relacionado com a ausência, na disputa, dos candidatos que concorreram no primeiro turno e não obtiveram sucesso, o que fez com que os eleitores decidissem não participar do processo neste segundo turno.

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

[google7715166146bf8686.html]