Aulas não presenciais na rede municipal serão retomadas a partir de 8 de fevereiro

A Prefeitura de Boa Vista vai retomar as aulas do ano letivo 2020 no próximo dia 8 de fevereiro, de forma remota, para todos os alunos da rede municipal. Será adotado o formato de aula não presencial para garantir a segurança das crianças e dos profissionais da educação. Das 800 horas mínimas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a rede precisará concluir 336 horas.

Isso porque o Conselho Municipal de Educação validou o aproveitamento de 50% do Projeto Aprendendo em Casa BV para o ano letivo 2020. Somando o projeto online com as aulas presenciais de fevereiro e março do ano passado, a rede alcançou 58% da carga horária mínima.

“É importante ressaltar que no contexto de pandemia, a prioridade na educação sempre foi manter o vínculo do aluno com a escola, com o menor prejuízo possível. Adaptamos novos métodos de ensino e aprendizagem e o desafio este ano é continuar implementando novas metodologias, universalizando o acesso de todos”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Entenda a dinâmica das aulas não presenciais

A rede municipal vai concluir o ano letivo 2020 em 48 dias, contando essencialmente com a participação das famílias e toda a comunidade escolar. A escola disponibilizará aos pais e responsáveis blocos impressos com orientações para o desenvolvimento das atividades em casa. Os alunos do Ensino Fundamental utilizarão os livros do Instituto Alfa e Beto e do Programa Compasso.

Serão, ao todo, quatro blocos de atividades, o equivalente aos bimestres do ensino convencional, que deverão ser concluídos a cada 12 dias. Ao concluir cada bloco, os pais devolvem para a escola as atividades feitas pelos alunos para revisão do professor. Àqueles que não receberam os livros ano passado, foi feito um cronograma de entregas para que todos tenham acesso ao material didático a ser utilizado.

Os professores atuarão em home office, disponibilizando seu horário de trabalho para o acompanhamento da sua turma e atendimento dos alunos. Será opcional ao professor o uso dos equipamentos e a internet da escola, assim como o uso de materiais didáticos para realizarem as aulas.

Para os que optarem pela estrutura escolar, estes receberão equipamentos de proteção individual, álcool em gel, e estarão sozinhos em suas respectivas salas de aulas.

Mudança de série e edital de Matrículas 2021

Após a complementação da carga horária 2020 será aberto o Edital de Matrículas/2021, e na sequência, o início do ano letivo 2021. A promoção dos alunos para a série seguinte se dará mediante o cumprimento desta carga horária. Os alunos do 5° ano em 2020, após concluir todo o processo, receberão a transferência e poderão ingressar no 6° ano quando o edital de matrículas do Governo do Estado for lançado.

Aproveitamento de 50% das aulas do Aprendendo em Casa BV

O Parecer n°17/2020, do Conselho Municipal de Educação validou o aproveitamento de 50% do Projeto Aprendendo em Casa BV. A SMEC e as escolas se organizaram para que o projeto alcançasse grande parte dos alunos da rede, sendo comprovado por meio de portfólios que atestaram a participação expressiva da comunidade escolar e o monitoramento contínuo por parte dos técnicos da secretaria.

Pontos relevantes do projeto considerados pelo Conselho Municipal de Educação:

  1. As atividades do projeto foram produzidas pelos profissionais em educação da rede municipal;
  2. A inserção dos componentes curriculares obrigatórios nas atividades pedagógicas;
  3. A divulgação em diversas redes sociais, em especial, encaminhadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores pelo whatsApp;
  4. O monitoramento constante pelos técnicos da secretaria, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas;
  5. Comprovação por meio de portfólio da grande parte dos alunos participando das aulas não presenciais.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog:

luiz.valerio.silva@gmail.com | (95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: