domingo , fevereiro 23 2020
secretario-allan-garces-roraima
Início / Governo de Roraima / Autoridades de Saúde de RR descartam caso suspeito de Coronavírus e alertam para que se evite criar pânico

Autoridades de Saúde de RR descartam caso suspeito de Coronavírus e alertam para que se evite criar pânico

Um caso suspeito e já descartado de Coronavírus em Roraima levou as autoridades de saúde do estado a convocar uma entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (3 de fevereiro), para esclarecer sobre os cuidados que estão sendo adotados pela Sesau para informar a população e precaver sobre a entrada do vírus em território roraimense.

O Boletim Epidemiológico da Sesau sobre o Coronavírus, do último domingo (2), trouxe a informação sobre um morador de São João da Baliza com sintomas semelhantes aos da doença provocada pelo vírus que desencadeou uma epidemia em Wuhan, na China,e que se espalhou pelo mundo. Essa pessoa teria entrado em contato com pessoas vindas da Ásia, quando esteve em São Paulo. O caso suspeito foi descartado.

O secretário de Saúde de Roraima, Allan Garcês, disse que um caso de Coronavírus só é considerado, de fato, suspeito, quando reúne todos os sintomas já listados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os principais e mais característicos sintomas da doença são febre, tosse e dificuldades para respirar. “O paciente avaliado não apresentou esse conjunto de sintomas”, disse Garcês.

Segundo o secretário de Saúde, a proximidade de Roraima com República Cooperativista da Guiana merece atenção especial, pelo fato de a fronteira Norte ser uma possível porta de entrada, mas isso não quer dizer que cada chinês em circulação do país vizinho possa estar contaminado. “Os chineses que moram na Guiana não representam risco”, disse o secretário.

Valdirene Oliveira Cruz, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesau, destacou que estão sendo tomadas todas precauções para esclarecer a população na fronteira sobre as formas de prevenção e os sintomas da doença.

De acordo com Valdirene, nesta segunda-feira (3 de janeiro) uma equipe do setor de vigilância sanitária está no município de Bonfim, treinando os servidores da saúde locais para lidar com qualquer ocorrência suspeita da doença.

“Nossa equipe está preparada para lidar com qualquer caso suspeito. Não precisa criar pânico, pois estamos fazendo um trabalho de orientação e prevenção”, disse Valdirene, destacando que o Setor de Vigilância Epidemiológica está com atenção redobrada para a fronteira com a Guiana.

“Bonfim, desde a semana passada, começou um trabalho de orientação dos dois lados da fronteira sobre o Coronavírus”, disse.

Leave your vote

0 Reviews

Write a Review

Comentários

0 Comentários

Sobre Luiz Valério

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Confira também

equipamentos-doados-pelo-ministério-da-saude

Roraima recebe doação de equipamentos hospitalares numa parceria com o Ministério da Saúde

Roraima será o terceiro estado a receber, nesta ano de 2020, a doação doação de equipamentos médicos utilizados na rede de urgência e emergência. Trata-se do projeto Parceria de Desenvolvimento de Produto (PDP), desenvolvido numa parceria entre entre o Ministério da Saúde e a Universidade Estadual de Campina Grande (PB).

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend