Bancada de RR cobra do MAPA ações para controle da Mosca da Carambola

boa-vista-130-anos-2
Haroldo Cathedral defende ações pactuadas entre o Governo Brasileiro e o da Guiana para controle da praga. Foto: Benné Mendonça

Os parlamentares que compõem a bancada federal de Roraima participaram, nesta quarta-feira (27 de fevereiro), de uma reunião com a ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, para discutir medidas de controle fitossanitário sobre a incidência da praga da Mosca da Carambola na produção frutífera do Estado de Roraima.

Os parlamentares entregaram um ofício com estudos recentes sobre danos potenciais econômicos e ambientais realizados pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) sobre a proliferação da mosca da carambola na região.

De forma conjunta, eles solicitaram incentivos financeiros e ações pactuadas de maneira bilateral, entre o Governo Brasileiro e o da Guiana. No mês de novembro de 2018, foi registrado um novo foco da praga, no município de Alto Alegre, na região Centro-Oeste do Estado.

O inseto foi detectado em uma das armadilhas da ADERR e do Ministério da Agricultura. Alto Alegre é um grande produtor de tomates e pimentas em Roraima.

O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) disse que a erradicação da Mosca da Carambola precisa ser uma das prioridades do país.

“O controle fitossanitário desta praga é um assunto de extrema relevância para o setor produtivo de Roraima. Significa um grande entrave ao desenvolvimento da nossa fruticultura, podendo ainda afetar drasticamente a fruticultura nacional”, afirmou

O parlamentar defendeu ainda a necessidade de implementação do acordo de cooperação em conjunto com os países onde a ocorrência da praga é comprovada.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend