BLOG NO TRIBUNAL: Ottaci acusa este editor de propaganda irregular, mas TRE indefere ação

 BLOG NO TRIBUNAL: Ottaci acusa este editor de propaganda irregular, mas TRE indefere ação

Acusação contra este editor foi rejeitada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral

Compartilhe nosso conteúdo!

Este blog e este editor sofreram a primeira ação na Justiça Eleitoral de Roraima, neste pleito, e também conseguiram sua primeira vitória. A coligação “Boa Vista para todos”, do candidato a prefeito Ottaci Nascimento (Solidariedade), ingressou no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), no dia 3 de novembro, com a Representação Eleitoral 0601552-02.2020.6.23.0001  contra o Blog, alegando publicação de pesquisa irregular. No entanto, de tão descabida, a acusação foi rejeitada de pronto pela Corte Eleitoral.

O alvo da Representação foi a postagem Pesquisa presencial mostra Shéridan e Arthur no segundo turno que discorre sobre a pesquisa feita pelo Instituto Zênite, na qual a candidata Shéridan Oliveira aparece em segundo lugar com 15,4%, atrás apenas do candidato Arthur Henrique (MDB), que tem 25,2%, com Ottaci surgindo em terceiro lugar com 12,6%. Descontente com o resultado da pesquisa, a Coligação Boa Vista para todos forçou a barra e acusou irregularidade na divulgação.

Na ação inicial, a coligação de Ottaci afirma que durante a exposição de matéria em seu blog, o Representado se utiliza de pesquisa fictícia, sem registro nos órgãos competentes“. A fraca e insustentável acusação foi logo desqualificada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, que se pronunciou sobre o assunto da seguinte forma, citando o 38 da Resolução do TSE n.º 23.610/2019: “A atuação da Justiça Eleitoral em relação a conteúdos divulgados na internet deve ser realizada com a menor interferência possível no debate democrático”. Nada mais sensato.

O juiz da 1ª Zona afirmou ainda que “na verdade, o que se tem é uma reportagem, com a divulgação da pesquisa devidamente registrada na Justiça Eleitoral. Portanto, em juízo de cognição sumária, entendo que não existem indícios suficientes para caracterizar pesquisa eleitoral. Posto isso, ausente a probabilidade de direito que pudesse sustentar o próprio periculum in mora. Ante o exposto, INDEFIRO a presente medida liminar”.

É bem verdade que esse tipo de ação, quando proposta, tem o único objetivo de tentar causar desconforto ao acusado, pois o requerente (acusador) sabe que já começa o jogo derrotado.

O descontentamento com a referida pesquisa foi flagrante e os comentários de bastidores falam, inclusive, na invasão da redação de um jornal local, por influente político, para obrigar que matéria sobre o mesmo assunto fosse apagada. No mais, a verdade anda sempre ao lado do bem e o bem sempre ao lado da verdade. O contrário desta afirmação também é absolutamente verdadeiro.

O que motivou a Representação impetrada pela coligação “Boa Vista para todos” foi esta pesquisa em que o candidato Arthur Henrique (MDB), que tem 25,2% com Shéridan em segundo com 15,4% das intenções de voto

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o novo episódio do Podcast Direto ao Ponto - Bastidores do primeiro turno e as arrumações para o segundo em Boa VistaOUÇA NO SPOTIFY
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x