Caer realiza manutenção e melhorias em estação de tratamento de esgoto

A Estação de Tratamento tem capacidade de tratar a vazão de 350 litros por segundo

A Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAER) está realizando obras de manutenção na Estação de Tratamento de Esgoto, na Lagoa de Estabilização, localizada no bairro São Bento, em Boa Vista. Os serviços são realizados por uma equipe técnica da companhia, juntamente a uma empresa contratada para executar a obra.

Os serviços consistem na recuperação do talude – inclinação lateral do aterro da lagoa -, instalação de dreno filtrante, de material argiloso, compactação e finalização com o plantio de vegetação rasteira nativa. O objetivo da obra é a prevenção de possíveis desmoronamentos de materiais instáveis.

“Estamos garantindo, assim, a continuidade do tratamento nos resíduos produzidos pela própria população, assegurando mais saúde para os moradores de Boa Vista”, afirmou a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizângela Rodrigues.

A ETE tem capacidade de tratar a vazão de 350 litros por segundo, possibilitando a depuração dos esgotos por processos naturais com a ação de bactérias e algas.

Todo o processo começa com a captação dos resíduos domiciliares através de gravidade, coletado por bacias que ficam nos pontos mais baixos; depois vai para o sistema de estação elevatória, onde fica concentrado em poços bem profundos e altos com bombas eletromecânicas que a cada hora ficam trabalhando e bombeando para um lugar mais alto do sistema de tratamento na Lagoa de Estabilização.

O sistema de coleta e tratamento do esgoto é projetado para atender em torno de 600 mil pessoas. Atualmente, a cobertura de tratamento de esgoto é de 93% em todo o município de Boa Vista, onde a Caer dispõe de 42 elevatórias com capacidade de tratamento dos resíduos, seguindo as normas de tratamento e parâmetros exigidos pela legislação.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: