Caminhões com ajuda humanitária retornam a Pacaraima

boa-vista-130-anos
ajuda humanitária venezuela
Os alimentos e medicamentos que seriam levado pelo Brasil aos venezuelanos tiveram que retornar a Pacaraima devido à impossibilidade de prosseguir viagem – Foto: Clarim/Agência EFE

A Presidência da República divulgou nota oficial na noite de hoje (24) informando que os caminhões com ajuda humanitária destinada à Venezuela retornaram para a região de Pacaraima (RR), no lado brasileiro da fronteira, sem que os suprimentos, que incluem alimentos não perecíveis e medicamentos, fossem entregues.

“Em função da impossibilidade de prosseguir em território venezuelano, como planejado, as viaturas retraíram para a região de Pacaraima (RR), estando neste momento em segurança e estacionadas no Pelotão Especial de Fronteira ali desdobrado”, informou a Secretaria Especial da Comunicação Social da Presidências da República (Secom/PR).

Ainda segundo a nota, “novos deslocamentos serão planejados à medida que os meios de transportes estejam disponíveis e a situação diplomática e de segurança esclarecidas”.

Normalidade

O governo federal diz que a situação é de normalidade na faixa de fronteira. A nota ressalta que o Ministério da Defesa ampliou as capacidades da Operação Acolhida, em atividade há mais de um ano, mediante aumento do efetivo da equipe de saúde e ampliação do sistema de evacuação médica.

O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, estão a caminho de Bogotá onde participam da reunião do Grupo de Lima, que acontece amanhã (25), na capital colombiana.

Mais cedo, pelo Twitter, o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou sua chegada a Bogotá para participar da reunião do grupo. O encontro, que contará com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, vai discutir o acirramento da crise na Venezuela.

Confira a íntegra da nota:

Nota à Imprensa

Operação de Ajuda Humanitária à Venezuela

A respeito da operação de ajuda humanitária desencadeada pelo Governo Brasileiro em apoio ao povo da Venezuela, a Presidência da República informa:

⁃ A situação no país vizinho está sendo acompanhada com atenção e mobilizando todos os meios do Governo Federal.

⁃ Em função da impossibilidade de prosseguir em território venezuelano, como planejado, as viaturas retraíram para a região de Pacaraima-RR, estando neste momento em segurança e estacionadas no Pelotão Especial de Fronteira ali desdobrado.

⁃ Novos deslocamentos serão planejados à medida que os meios de transportes estejam disponíveis e a situação diplomática e de segurança esclarecidas.

⁃ Ressalta-se o sucesso da mobilização logística, com o envolvimento de diversos órgãos do Governo Federal e do Governo de Roraima.

⁃ O Ministério da Defesa ampliou as capacidades da Operação Acolhida, em atividade há mais de um ano, mediante aumento do efetivo da equipe de saúde e ampliação do sistema de evacuação médica.

⁃ O Vice-Presidente da República Hamilton Mourão e o Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo viajaram para a Colômbia com o objetivo de participar da reunião do Grupo de Lima que acontecerá amanhã naquela cidade.

⁃ Neste momento, a situação é de normalidade na faixa de fronteira.

⁃ O governo brasileiro mantém seu firme propósito de colaborar para atenuar as condições de vulnerabilidade às quais estão submetidos nossos irmãos venezuelanos.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República – Secom/PR

Com informações da Agência Brasil

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend