Chico Rodrigues se afasta do cargo por 121 dias. Filho de senador é seu suplente

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pediu nesta terça-feira (20) afastamento do cargo por 121 dias, sem direito a receber salário. No pedido inicial, encaminhado à mesa do Senado no final da manhã, ele havia solicitado uma licença de 90 dias.

O pedido de licença motivou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a anular a própria decisão de mandar afastar o parlamentar, e a retirar da pauta do tribunal o pedido de julgamento do caso, que estava marcado para esta quarta-feira.

Chico tem como primeiro suplente seu filho dele Pedro Arthur Ferreira Rodrigues (DEM), que tem 30 dias para decidir se irá assumir o cargo no lugar do pai. Se houver desistência de Pedro Arthur, o segundo suplente, Onésimo Cruz (PSDB) tem também 30 dias para decidir se ocupa a cadeira.

Relembre o caso

Na última semana, o senador Chico Rodrigues foi surpreendido em casa com dinheiro na cueca durante busca e apreensão da Polícia Federal.

No pedido de afastamento, o senador afirma que o dinheiro que estava com ele é lícito. Ele gravou um vídeo onde diz que escondeu os R$ 33 mil reais por impulso.

O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador Jayme Campos (DEM-MT), que sugeriu o afastamento de Chico Rodrigues por 121 dias, afirmou que a licença não interfere no processo no colegiado.

Ele disse que a ação continua no seu ritmo normal, e que aguarda a manifestação da Advocacia Geral do Senado para reunir o Conselho de Ética e definir o relator do caso.

A Polícia Federal investiga o suposto desvio de R$ 20 milhões de recursos públicos destinados ao combate da covid-19 em Roraima. O senador Chico Rodrigues, que antes da operação era vice-líder do governo, nega as acusações.

Com informações da Agência Brasil

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#PolíticaemRoraima #PolíciaFederal #ChicoRodrigues #DinheironaCueca #CombateàCorrupção

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: