Coluna Rapidolas

Drops de notícias sobre os bastidores do poder

Prev Suicidio Web Banners_970x250
Parceria política de Hiran e Gerlane com Teresa teve vida curtíssima. Agora, eles são governo
By Luiz Valério6 de maio de 2021

Ao nomear Gerlane Baccarin para Secretaria Estadual da Representação do Estado de Roraima em Brasília, o governador Antônio Denarium (sem partido) impôs grande desfalque ao grupo político da ex-prefeita de Boa Vista e pré-candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB). Tudo indica que a parceria política engendrada ao final do primeiro turno das eleições do ano passado “babou”..

Gerlane e seu esposo, o deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas), tão logo saiu o resultado das urnas no primeiro turno das eleições municipais de 2020, participaram de uma coletiva garantindo seu apoio ao então candidato e agora prefeito Arthur Henrique. Disseram que, a partir dali, estavam fechados com Teresa e Arthur para projetos futuros, que passavam, claro, pelo pelito do próximo ano.

Mas a parceria mingou e eles e, agora, eles juntam ao governador Denarium.

‘Romero Jucá é um ex-senador maldito que mais atrapalhou Roraima do que ajudou’, diz Marcelo Lopes
By Luiz Valério3 de maio de 2021

Romero Jucá é “um ex-senador maldito” que mais atrapalhou do que ajudou Roraima. Esta afirmação foi feita pelo agora ex-secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes, em seu discurso de despedida. Ao pronunciar tal frase, Lopes recordou do constrangimento que passou ao ser alvo de uma operação da Polícia Federal, em 2008, que investigava um esquema de fraude em licitações de uma obra que receberia verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo Lopes, Jucá foi o culpado pela sua prisão, pois ele não tinha nenhuma participação no esquema.

“Um maldito senador me fez passar por um dos maiores constrangimentos da minha vida, que foi aquela operação da Polícia Federal. Foram momentos muito difíceis para mim e para minha família. Mas depois, eu voltei para a Funasa e passei cinco anos na direção daquele órgão e nunca tive nenhuma conta da minha gestão reprovada”, desabafou. Por muitos anos, Marcelo Lopes foi aliado de Jucá. Sabe, portanto, do que está falando.

Parlamentares se desentendem e trocam ofensas durante posse de Airton Cascavel na Sesau
By Luiz Valério3 de maio de 2021

Quase deu fight entre o deputado Renato Silva (estadual) e o senador Mecias de Jesus e seu filho, o deputado federal Jhonatan de Jesus, em pleno Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, durante a posse do novo secretário de Saúde de Roraima, Airton Cascavel. Claramente desgostosos com a mudança feita na Sesau, o senador Mecias teria demonstrado seu descontentamento com a mudança feita na pasta e recebeu de volta uma provocação agressiva de Renato Silva. Mecias, então, o chamou para “pra resolver lá fora” e o parlamentar estadual não se fez de rogado. O tempo fechou.

Foi preciso que a “turma do deixa disso” interviesse para evitar um vexame ainda maior. Deputados e secretários estaduais se colocaram entre os dois parlamentares. Mesmo assim, as provocações ficaram no ar e Renato Silva seguiu Mecias e Jhonatan que foram levados para o Gabinete Civil do governo, na tentativa de apaziguar a situação.

‘CPI da Covid não vai encontrar nada de corrupção na gestão de Pazuello no MS nem do presidente Bolsonaro’, diz Cascavel
By Luiz Valério3 de maio de 2021

Ao ser empossado agora há pouco pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, como secretário de Saúde de Roraima, o ex-assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, disse que a CPI da Covid instalada no Congresso Nacional não vai encontrar nenhum traço de corrupção no Ministério da Saúde, durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello. Cascavel disse também a CPI também não encontrará corrupção no governo Bolsonaro.

Conforme o novo secretário Saúde de Roraima, passar pelo MS, um ministério com Orçamento de 200 bilhões de reais, foi um dos maiores desafios da sua vida.

Mais uma rodada da ‘dança das cadeiras’ na Secretaria de Saúde
By Luiz Valério2 de maio de 2021

A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) deve mudar de comando nesta segunda-feira (3 de maio). O atual secretário Marcelo Lopes, que está à frente da pasta desde o dia 5 de junho de 2020, deve ser substituído pelo ex-deputado federal e atual assessor especial do Ministério da Saúde (MS), Airton Cascavel. Essa informação, no entanto, ainda não foi confirmada pelo Palácio Senador Hélio Campos.

Marcelo Lopes, que se encarregou de espalhar a informação sobre a sua demissão, chegou ao comando da pasta com o apoio do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD). Com a derrocada de Jalser, apeado que foi da presidência da ALERR pelo STF, Lopes ficou sem o suporte político que o levou ao cargo. Agora, deve ser trocado por um parceiro antigo do governador Denarium.

Governador Antônio Denarium homenageia trabalhadores neste 1° de Maio
By Luiz Valério1 de maio de 2021

O governador de Roraima, Antônio Denarium (sem partido), gravou uma mensagem de homenagem ao Dia do Trabalhador, saudando a todos os trabalhadores de Roraima neste 1° de Maio.

“Agradeço a todos que construíram Roraima e a todos aqueles que estão do nosso lado para reconstruir o estado”, diz Denarium na breve mensagem.

‘Tenho a responsabilidade de ajudar nas políticas que o Brasil precisa’, diz Hiran
By Luiz Valério1 de maio de 2021

O deputado federal de Roraima Hiran Gonçalves (Progressistas-RR) foi nomeado para o cargo de vice-líder do Governo no Congresso Nacional. “Essa nomeação me dá a responsabilidade de ajudar diretamente na articulação para aprovação dos projetos que o Brasil precisa”, disse o parlamentar. 

Hiran Gonçalves ocupa também o cargo de vice-presidente nacional do Progressistas e vice-líder do Partido na Câmara.

Bolsonaristas promovem carreata em defesa do presidente ameaçado pela CPI da Covid
By Luiz Valério1 de maio de 2021

A situação política do presidente Jair Bolsonaro em deterioração, sua popularidade e avaliação positiva em queda e a instalação da CPI da Covid motivaram os simpatizantes do bolsonarismo a saírem em carreata em várias cidades do País. Aqui em Boa Vista, centenas de pessoas – motoristas e motociclistas – também se mobilizaram para demonstrar seu apoio ao presidente em declínio.

Tudo indica que a CPI da Covid criada no Congresso Nacional e o super pedido de impeachment contra presidente vão movimentar a cena política nos próximos dias, intensificando em Bolsonaro seu desejo latente de endurecer o regime. Mas há quem simpatize com essa causa extremista. Sinal dos tempos.

Moraes anula decisão da justiça do RN que determinava retorno às aulas presenciais
By Luiz Valério29 de abril de 2021

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de cassar nesta quinta-feira (29 de abril) a determinação da Justiça do Rio Grande do Norte que havia determinado o retorno das aulas presenciais em todo o Estado do Rio Grande do Norte é uma demonstração de que a ideia de forçar o retorno ao ambiente escolar nesse período de pandemia é polêmica e divide opiniões.

Ao decidir pela anulação da decisão da Justiça do RN, Moraes atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) na Reclamação (RCL) 47067. As aulas presenciais na rede pública e particular do estado estavam suspensas, por decretos estaduais, até 12 de maio. Aqui em Roraima, é o SINTER que se opõe à proposta em tramitação na Câmara dos Deputados que transforma a educação em serviço essencial, com o objetivo de forçar o retorno às aulas presenciais.

Prefeitura de Boa Vista anuncia pagamento de salário para dia 30 e fala em antecipação
By Luiz Valério29 de abril de 2021

A Prefeitura de Boa Vista mais uma vez divulgou uma nota anunciando a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais nesta sexta-feira (30 de abril), de forma antecipada (grifo deste editor). Conforme a nota emitida pela administração municipal, o pagamento estava programado para o dia 4 de maio, de acordo com o Calendário de Pagamento 2021. Com isto, serão injetados na economia do município, mais de R$ 26 milhões.

A pergunta que fica é: desde quando pagar salário no último dia do mês é fazer antecipação de pagamento? Se pagasse apenas no dia 4 de maio, já estaria em atraso conforme se convencionou na gestão passada.

Sobre o Autor

Amarelo e Verde Simples e Circular Médico Psiquiátrico Logotipo

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de “jornal pessoal” por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Estamos no WhatsAppi Estamos no Facebook Estamos no Instagram Econtre-nos no Twitter

Direto da Macuxiland

Posts Recentes

Visite nossa Página