Comunidade Novo Paraíso em Bonfim ganhará unidade básica de Saúde

A Comunidade Indígena Novo Paraíso, na Região Serra da Lua, no Município de Bonfim, é uma das beneficiadas com recursos de emenda parlamentar da deputada Joenia Wapichana (REDE) para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ponto de internet comunitário e plantio de mudas de árvores frutíferas.

A deputada Joenia esteve na tarde deste sábado, 24, em Novo Paraíso, para acompanhar de perto a construção da UBS, obra executada pelo Distrito Sanitário Indígena do Leste (Dsei-Leste), e ver o início do plantio de mudas, projeto que está sendo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A parlamentar também quis saber como está sendo conduzido o uso da internet pela comunidade.

Recepcionada pela comunidade, a deputada esteve no canteiro de obras ao lado tuxaua Clóvis Manoel Edevim e da coordenadora de Projetos da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (Omir), Maria Izabel Jorge.

Eles falaram sobre a expectativa da comunidade em ter sua própria UBS para não ter que se deslocar para outras regiões e também comemoraram a possibilidade de terem melhoria de vida com a produção de frutas.

A UBS está orçada em R$274.105,15 e a estimativa é de que a obra seja concluída até o fim de maio. A Unidade vai beneficiar as 78 famílias, a maioria da etnia Wapichana. A população total do Novo Paraíso é de 375 pessoas, das quais 200 são crianças, conforme explicou o tuxaua Clóvis.

Ao agradecer as palavras das lideranças da comunidade, a deputada Joenia disse que a finalidade de sua visita não era apenas conferir como está o andamento da obra, mas também reafirmar um de seus principais papeis como deputada federal: garantir o acesso às políticas públicas por meio de suas emendas e defender os direitos dos povos indígenas, em Brasília, não só dos índios de Roraima, mas de todo o país.

“Eu sou a única parlamentar indígena do país todo”, frisou em sua fala para ressaltar a importância de seu mandato para a defesa dos direitos indígenas que vêm sendo desrespeitados diariamente no país.

Ela disse que estava evitando as visitas presenciais por causa da pandemia. Porém, como as emendas destinadas ainda no ano passado começaram a ser executadas agora, então surgiu a necessidade de fiscalizar essas obras, o que possibilita também uma visita às comunidades para ouvir o que elas têm a dizer sobre as obras que estão recebendo e também suas reivindicações.

MUDAS – A comunidade fez questão de acompanhar a deputada na visita ao local onde está sendo executado o projeto de plantio de mudas frutíferas, resultado da emenda de Joenia para a Embrapa, que também irá disponibilizar adubo e também fazer uma assessoria técnica. Inicialmente, já foram plantadas 300 mudas de bananas, mas o projeto destina outras frutas.

O tuxaua Clóvis disse que esse projeto é visto pela comunidade como possibilidade de ter uma mesa farta para alimentar suas famílias, aliado a outras atividades agrícolas desenvolvidas pelos moradores, como plantio de mandioca para fabricação de farinha.

A deputada Joenia lembrou que sua emenda foi destinada a um projeto que reforça a iniciativa da comunidade que já vem cultivando bananas há um certo tempo.

“Eu espero que esse projeto sirva para ser multiplicado e levado para outras comunidades”, comentou a parlamentar ao lembrar do posicionamento do tuxaua Clóvi,s que falou para os indígenas presentes que essas oportunidades têm que ser agarradas pela comunidade.

O tuxaua fez uma fala emocionada ao lembrar que pela primeira vez sua comunidade estava presenciando algo concreto vindo da política partidária,

pois até então eram apenas promessas de políticos que nunca colocaram os pés lá para conhecer de perto a realidade deles. Por isso ele fez questão de enaltecer a importância de um mandato indígena que defenda os seus direitos indígenas e que leve benefícios para a melhoria das comunidades.

Texto da Assessoria de Comunicação da Parlamentar

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: