CRISE IMIGRATÓRIA – Roraima tem maior número de pedidos de refúgio do país

 CRISE IMIGRATÓRIA – Roraima tem maior número de pedidos de refúgio do país

Estima-se que 10% da população roraimense seja composta por imigrantes venezuelanos

Compartilhe nosso conteúdo!

O procedimento para reconhecimento de refugiados no Brasil está passando por mudanças, conforme anunciou o governo brasileiro. A estratégia faz parte do plano adotado pelo Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), o que já permitiu um salto de 7,7 mil refugiados reconhecidos para 46 mil.

Um total de 180 mil solicitações de refúgio, somente de imigrantes venezuelanos, está à espera de finalização no Brasil. O Estado de Roraima tem sido a principal porta de entrada dessa invasão migratória, por ser o único estado que faz fronteira terrestre com a Venezuela.

O grande fluxo imigratório tem refletido no aumento significativo da população roraimense, o que, por sua vez, tem afetado diretamente a qualidade e capacidade de atendimento dos serviços públicos.

Com uma população de pouco mais de 631 mil habitantes, estima-se que 10% dos moradores de Roraima sejam imigrantes, em sua grande maioria vindos da Venezuela.

O cientista político, Paulo Racoski, lembra que esse processo imigratório se intensificou a partir de 2015, quando a crise social e econômica se instalou de vez no país vizinho.

Assim, Roraima passou a sofrer com a crise humanitária, dado o grande fluxo de imigrantes que entraram no estado pela fronteira Santa Elena de Uairén/Pacaraima e pelos caminhos clandestinos no meio da mata.

O Brasil tem uma tradição de receber fluxos migratórios, por isso considerado por outros países como uma pátria acolhedora. Além disso, o país é signatário de tratados internacionais que o obriga a acolher com solidariedade os estrangeiros que buscam abrigo ou refúgio.

A Agência da ONU para Refugiados no Brasil (ACNUR) reconhece o número significativo de pedidos de refúgio ainda não atendidos e diz estar atuando com ações que visam minimizar o sofrimento dos imigrantes.

Atualmente, mais de nove mil imigrantes, alocados em em abrigos e áreas de invasão por todo o estado, são atendidos pela ACNUR.

Com a colaboração de Poliana Araújo, da equipe de jornalismo da Rádio Roraima

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o novo episódio do Podcast Direto ao Ponto - Bastidores do primeiro turno e as arrumações para o segundo em Boa VistaOUÇA NO SPOTIFY
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x