Custo da energia elétrica estará mais caro em maio

energia elétrica
Uma coisa que muita gente não sabe é que os aparelhos em modo stand-by também gastam energia

O custo da energia estará mais caro em maio. É que a Aneel passou a bandeira tarifária de amarela para vermelha. Com isso, a conta vai ter um acréscimo de R$ 4,16 a cada 100 kilowatts/hora de consumo.

Esse sistema de bandeiramento foi criado em 2015 e sinaliza o custo real da energia gerada. Ela é dividida em verde, amarela ou vermelha. Quando a bandeira é verde, o custo da conta não tem alteração. Com a amarela, o acréscimo é de R$ 1,35 a cada 100 kilowatts/hora consumidos; e quando a bandeira está vermelha, o aumento na tarifa é maior.

Vale sempre lembrar a importância de se economizar energia. São aquelas precauções básicas: não deixar luzes acesas desnecessariamente, tomar banhos mais curtos, deixar o chuveiro numa potência mais baixa pode ajudar também.

Quem tem ar-condicionado, é bom evitar deixar janelas abertas e manter os filtros limpos para o aparelho trabalhar sem sobrecarga. E atenção com a geladeira: deixar a porta aberta é desperdício de energia na certa.

E uma coisa que muita gente não sabe é que os aparelhos em modo stand-by também gastam energia. Menos do que quando estão ligados, mas gastam. E isso tudo pode impactar na conta de luz, no fim do mês.

Fonte: Agência Brasil

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: