Decisão do TSE permite que políticos ficha suja possam se candidatar no pleito deste ano

 Decisão do TSE permite que políticos ficha suja possam se candidatar no pleito deste ano

Políticos condenados que estariam impedidos de concorrer se o pleito fosse em outubro vão poder concorrer normalmente, após a mudança na data da votação

Compartilhe nosso conteúdo!

Políticos que estariam proibidos de se candidatar no pleito deste ano, caso as eleições fossem em outubro, ganharam o beneplácito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vão poder concorrer na disputa eleitora reagendada para novembro 15 de novembro (primeiro turno).

A decisão foi tomada nesta terça-feira (1º de setembro) pela Corte Eleitoral nesta terça-feira (1º), por cinco votos a dois.

O TSE decidiu não ser possível estender o prazo de inelegibilidade de candidatos ficha-suja com base no adiamento das eleições municipais deste ano.

Esse entendimento pode dar condição a políticos condenados por ilícitos em 2012, cuja punição termina em outubro, de concorrerem.

A decisão vale para candidatos condenados por abuso de poder econômico e político, mas não alcança candidatos com condenação criminal.

A mudança na data das eleições municipais de 2020 foi feita com a aprovação de uma emenda à Constituição promulgada em julho deste ano.

A PEC não fez qualquer alusão à Lei da Ficha Limpa. Essa mudança, no entanto, beneficiou parte dos pretensos candidatos condenados em 2012.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x