Denarium assina acordo de cooperação técnica com Instituto de Terras do Pará para transferência de tecnologia

Denarium assina acordo de cooperação técnica com Governo do Pará

O governador Antônio Denarium (sem partido) anunciou na manhã desta segunda-feira (26 de abril) a recuperação do prédio do antigo Shopping Boa Vista para abrigar o Instituto de Terras de Roraima. No mesmo evento, Denarium assinou um acordo de cooperação técnica entre o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) para fins de intercâmbio tecnológico.

Conforme o diretor-presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro, o acordo com o Iterpa terá como foco o compartilhamento do sistema SIRCAF, sistema usado para dar transparência e agilidade aos processos que tramitação no Iteraima, assim como a criação de um banco de dados.

O SIRCAF também vai permitir o atendimento das demandas do homem do campo no que diz respeito ao registro e regularização da sua propriedade sem a necessidade de se deslocar para Boa Vista. “Os dados sobre processos de regularização fundiária serão compartilhados via SIRCAF com todos os órgãos de governo”, disse Grangeiro.

Conforme explicou o diretor do Iteraima, o intercâmbio com o Iterpa permitirá o compartilhamento de infraestrutura, códigos-fonte, cessão de uso, treinamentos, aperfeiçoamento com foco na otimização dos procedimentos de regularização fundiária. O acordo de cooperação técnica terá duração de quatro anos.

O sistema funciona da seguinte forma: nele é possível fazer o cadastro documental; pelo SICARF é permitida a consulta pelo interessado; os órgãos de governo podem fazer o monitoramento de todo o processo, dando mais transparência e integração com outras bases de órgãos afins.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: