Denarium defende fortalecimento de estados do Norte em fórum de governadores

ANÚNCIO PMBV JULHO

O governador de Roraima Antonio Denarium (PSL) defendeu, nesta sexta-feira (29 de março), durante o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Macapá (AP), a necessidade de fortalecimento da Região Norte de forma a tornar os estados mais sustentáveis e autônomos em sua economia.

Presentes no Fórum, os governadores dos nove Estados da Amazônia Legal discutiram assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável, segurança, saúde, infraestrutura e educação.

Nesta sexta-feira, foi instituído oficialmente o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, um instrumento jurídico que vai proporcionar o desenvolvimento integrado da Amazônia.

O governador do Amapá, Waldez Góes, foi escolhido de forma unânime para presidir o primeiro ano de gestão do consórcio. A ideia é que por meio do Consórcio os estados possam executar, de forma conjunta, ações que possibilitem o desenvolvimento nas mais diversas áreas.

Para Antonio Denarium, o Consórcio vai possibilitar a realização de ações conjuntas entre os estados da região. “Essa estratégia visa unificar esforços, e assim, fortalecer e aumentar a representatividade dos estados da Amazônia Legal”, disse.

Fortalecimento da economia

Denarium também defendeu, no evento, a ideia de que deve haver investimento para o plantio de grãos na Amazônia, fazendo com que chegue ao fim a dependência dos Estados da Amazônia da importação de alimentos de outras regiões do país.

Na ocasião, Denarium destacou que os estados do Norte são ricos em minerais, cultura, turismo e potencial agroindustrial, o que pode resultar na geração de riquezas para as populações desta região do Brasil.

Carta Macapá

Nesta sexta-feira (29) os governadores dos estados da Amazônia Legal assinaram a Carta de Macapá, documento final com as estratégias definidas durante as discussões do encontro de gestores.

No documento foram definidas ações integradas nas áreas de segurança pública, comunicação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, além da instituição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

A Carta de Macapá resume os principais pontos definidos pelas câmaras temáticas no 17° Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend