Denarium passa de suposta ‘ameaça’ a governante aclamado como amigo dos indígenas

Denarium conseguiu reverter a situação e, assim, caiu nas graças das diversas comunidades indígenas

Hoje foi um dia de festa para os povos indígenas de Roraima. A comemoração do Dia do Índio foi transformada num grande evento que, nesta sexta-feira (30 de maio), celebrou o encerramento de abril, o mês do índio. Danças tradicionais, rituais ancestrais, exposição de artesanato indígena, pinturas e adereços tomaram conta do hall de entrada da Secretaria Estadual do Índio (SEI), organizadora da festa.

Encarado Inicialmente com antipatia pelos representantes das 11 etnias dos povos indígenas de Roraima, o então candidato e agora governador, Antônio Denarium (sem partido), conseguiu reverter a situação e, assim, caiu na graça das diversas comunidades indígenas. Hoje ele foi homenageado com entrega de Cocar e outros adereços da cultura ancestral e recepcionado como uma autoridade digna de respeito.

Junto com sua esposa, a primeira-dama Simone Denarium, o governador foi recepcionado com festa e discursos de reconhecimento por tuxauas de diversas comunidades. Essas lideranças indígenas destacaram a política de valorização dos primeiros habitantes desta terra de Makunaima posta em prática pela atual administração. “Índio também quer produzir, quer acesso a tecnologia”, disseram de forma reiterada alguns depoimentos.

O que motivou a virada de jogo conquistada pelo governador de Roraima junto aos indígenas são as diversas ações e projetos com foco nesses povos originários e a oferta constante de cooperação e parceria, o que tem possibilitado levar infraestrutura, educação, suporte tecnológico e financeiro para a produção de grãos, frutas e a criação de animais nas comunidades.

Depoimentos prestados por lideranças indígenas (tuxauas), durante o evento, revelaram o ressentimento dos índios roraimenses em relação ao abandono no qual foram deixados nos últimos governos. Sem assistência e sem investimentos em suas comunidades, eles padeceram, por anos, de muitas dificuldades. O quadro, afirmam, agora está mudando. Exatamente um governo desenvolvimentista, que antes era encarado como uma ameaça.

“Ninguém acreditava mais na Secretaria do Índio, mas, agora, com o trabalho desenvolvido pelo governador Antônio Denarium, temos sido valorizados”, disse Lupedro Abel Morais, tuxaua do comunidade Volta do Tezo. 

Lupedro foi a autoridade indígena que chamou a atenção para o fato de que um governador saído do meio do agribusiness tem se mostrado mais atencioso e preocupado com a dignidade dos povos indígenas do que seus antecessores. “Nós não simpatizávamos com o governador Antônio Denarium, mas é exatamente ele que tem feito tudo o que seus antecessores não fizeram pelas comunidades indígenas”, disse outra liderança indígena.  

Denarium afirmou que seu governo tem trabalhado para levar melhores condições de vida para todas as comunidades indígenas de Roraima, de norte a sul do estado. “Estamos reconstruindo estradas, construindo novas pontes, profissionalizando a agricultura familiar com o investimento em tecnologia para que os índios roraimenses tenham segurança alimentar e possam se fixar em suas comunidades”. disse.

Investimentos na área da educação, com a entrega de kits de material escolar e a construção e reforma de dezenas de escolas nas comunidades indígenas, também fazem parte do pacote de políticas públicas voltado para esses povos. “Estamos levando educação de qualidade para os indígenas para que eles possam ocupar um espaço melhor no mercado de trabalho e na sociedade roraimense”, frisou o governador.

Lupedro Abel, reconhece políticas públicas do governo voltadas para os indígenas

“Nós não simpatizávamos com o governador Antônio Denarium, mas é exatamente ele que tem feito tudo o que seus antecessores não fizeram pelas comunidades indígenas”

Lupedro Abel Morais, Tuxaua da Comunidade Volta do Tezo

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: