Denarium revoga decreto que suspendeu atividades presenciais e anuncia testagem em massa da populaçã

As atividades presenciais serão retomadas nas secretarias e órgãos do Governo de Roraima partir da próxima segunda-feira (31 de agosto). O governador Antonio Denarium (sem partido) anunciou a revogação do Decreto 28.635-E, que suspendeu as atividades presenciais, e a testagem em massa da população para Covid-19 em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (26), no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

De acordo com o anúncio feito nesta manhã, ainda não há uma data prevista para a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais.

Na primeira fase de testagem serão aplicados 120 mil testes rápidos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai disponibilizar um total de 240 mil testes, divididos em duas etapas de aplicação. A população ribeirinha de Roraima também será testada em massa. Cada teste foi adquirido pelo governo pelo valor de R$ 16,80 cada.

Durante a coletiva em que Denarium anunciou a revogação do Decreto 28.635-E, o secretário de Saúde do estado, Marcelo Lopes, disse que com as medidas de combate ao Novo Coronavírus executadas depois que ele assumiu a pasta, Roraima está em condições sanitárias para a retomada das atividades presenciais de forma segura, ainda que seguindo alguns protocolos necessários.

Antônio Denarium destacou o fato de que Roraima conseguiu reduzir em -67% o número de mortes provocados pela Covid-19. Ele também citou a redução no número de internações de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus. No pico da pandemia em Roraima, quase 400 pacientes estiveram internados nas unidades hospitalares estaduais com Covid-19. Agora, esse número é de apenas 180 pessoas.

Retomada das aulas presenciais ainda sem previsão

A secretária de Educação de Roraima, Leila Perussolo, disse que ainda não há uma data prevista para a retomadas das aulas presenciais nas escolas estaduais. De acordo com ela, está sendo elaborado um protocolo de retorno e estudadas as medidas da pós-retomada para, só então, se decidir pelo retorno às aulas.

Leila Perussolo afirmou ainda que serão adotadas todas as medidas para garantir a segurança e bem-estar de professores, alunos e servidores, quando as aulas presenciais forem retomadas.

Entre essas medidas estão a distribuição de equipamentos de segurança individual, assim como será feito o redimensionamento das turmas para garantir o distanciamento necessário entre os alunos.

“Só voltaremos com as aulas presenciais em nossas escolas quando conseguirmos garantir todas as condições materiais e de segurança para nossos professores, servidores e alunos”, reforçou o governador Antônio Denarium.

#SaúdePública #PolíticaemRoraima #AntônioDenarium #CoronavírusemRoraima #GovernodeRoraima #PandemiadeCoronavírus

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: