Deputada Joenia Wapichana cobra da SESAI informações sobre a saúde do povo Yanomami

Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. À mesa, em pronunciamento, deputada Joênia Wapichana (Rede-RR). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A situação de saúde delicada de uma criança Yanomami com quadro de desnutrição aguda e pneumonia levou a deputada federal Joenia Wapichana (REDE-RR) a encaminhar, na tarde desta terça-feira (11 de maio), ofício solicitando informações sobre o atendimento de saúde ao povo Yanomami.

Joenia questionou à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) sobre o impacto à vida, ao meio ambiente e ao atendimento dos serviços de saúde causado pelo aumento de garimpeiros ilegais na TI Yanomami.

A deputada relembrou o ofício anterior sobre a denúncia de troca de remédios e vacina por ouro feita por funcionários do Dsei Yanomami com garimpeiros na terra indígena Yanomami.

A respeito do estado da criança Yanomami hospitalizada em Boa Vista, a Dparlamentar questionou que “Consta na matéria que a comunidade Maimasi, na região do Catrimani, não recebia atendimento do DSEI Yanomami por meses, até a criança ser encontrada neste estado lamentável. Consta também que outros membros da comunidade estariam doentes”.

Joenia busca saber quais motivos da comunidade Maimasi não ter atendimento periódico e quais medidas a Sesai e o Ministério da Saúde vêm tomando em conjunto com outros ministérios para proteger a saúde do povo Yanomami, em razão desses problemas que enfrentam, muito deles causados pela invasão garimpeira.

Na sessão desta terça-feira, a deputada Joenia cobrou atenção para a situação do povo Yanomami, não só na questão da saúde mas na invasão garimpeira, que tem causado constantes conflitos, como ocorreu ontem, na comunidade Palimiu, conforme denunciado pela Hutukara Associação Yanomami.

“Precisa ser dada a devida atenção. Não somente a questão da saúde dos yanomami que agora estão em risco, mas também pela invasão da terra indígena por garimpeiros”, cobrou.

“É necessário medidas emergentes para salvar vidas dos povos originários desse Brasil”, completou.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: