DPU prevê quadro nebuloso em presídios de RR pós-saída da FTIP e faz recomendação de providências ao governo

Prevendo a possibilidade de rebeliões e fugas em massa nos presídios de Roraima com a retirada da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), a Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou recomendação ao Governo de Roraima e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que façam um planejamento conjunto antes de saída da FTIP dos presídios roraimenses.

Há na recomendação da DPU a sugestão para que que o governo estadual trabalhe junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a Saída gradual dos agentes da Força Tarefa, para evitar qualquer risco de incidentes dada a insuficiência de pessoal.

O documento encaminhado aos governos estadual e federal leva em consideração, entre outros pontos, “a atual insuficiência de quadro funcional penitenciário e policial do Estado de Roraima para a promoção da segurança pública e penitenciária, e possível agravamento da violência no Estado com a iminente saída da FTIP”.

A Recomendação, que é assinada pelo defensor nacional de Direitos Humanos, André Ribeiro Porciúncula, e pelo defensor público geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira, alerta ainda para “o violento histórico de rebeliões nos presídios do Estado de Roraima e as brutais violações dos direitos à vida e à integridade física, numa escalada de violência prisional e disseminação de facções criminosas que assola os estados da Região Norte do País.

Entre as providências recomendadas pela DPU para o Governo do Estado está a realização de concursos públicos para o preenchimento de vagas dos quadros de agentes penitenciários tão “rápido quanto possível”. Outra apontamento é a necessidade de “consolidação e ampliação da estrutura da segurança prisional (…) se antecipando a possível escassez decorrentes da saída dos agentes da FTIP”.

Leia a íntegra do documento da DPU.

Com informações da Defensoria Pública da União

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: