ELEIÇÕES 2020 – Impedido por concorrer questões jurídicas, Marcelo Jorge lança vereador Fernando para a disputa em Baliza

Se dependesse apenas da vontade do prefeito Marcelo Jorge (PROS), de São João da Baliza, ele concorreria a mais um mandato no pleito deste ano. O gestor chegou até a se desincompatibilizar do cargo de secretário, que ocupava na Associação dos Municípios de Roraima (AMR), para poder concorrer. No entanto, impedimentos de ordem jurídica puseram fim ao seu sonho de reeleição. Dessa forma, neste mês de julho, Marcelo Jorge decidiu lançar o nome do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Sousa, como seu pré-candidato à Prefeitura de Baliza.

Além de ter sido reeleito em 2016, quando já ocupava o cargo de prefeito, o que o impede de concorrer a um novo mandato, conforme advogados consultados pela reportagem do Jornal Roraisul, Marcelo Jorge agora é também um político ficha-suja.

Ele foi condenado em segunda instância pela Justiça Federal por peculato, junto com seu irmão, como partícipe do “Caso Gafanhotos”, e chegou até a ter um mandado de prisão expedido contra si. Acabou sendo salvo pela mudança no entendimento do STF, que passou a proibir a prisão de condenados em segunda instância.

campanha julho cathedral

Marcelo Jorge também teve o mandato de prefeito cassado em 2018, mas conseguiu reverter a situação no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, no mês de junho, quando a cassação foi anulada pela Corte Eleitoral. A cassação se deu sob acusação de abuso de poder econômico e compra de votos.

Os juízes membros do TRE, no entanto, entenderam que não havia provas suficientes a embasar a condenação e anularam a decisão do juiz da zona eleitoral, Paulo Machado Gueiros.

Sem poder concorrer, e diante da profusão de nomes de pré-candidatos que se apresentaram para disputar a Prefeitura de Baliza, Marcelo Jorge reforçou a parceria com Fernando Sousa e o lançou como seu escolhido para a sucessão.

Sousa vai disputar a preferência do eleitorado baliziense com nomes como o do empresário Washington Medeiros (Medeiros do Supermercado), Luiza Maura, o ex-vereador Motorzinho, Valverde e Ednon. Segundo fontes ouvidas no município, tudo indica que haverá uma disputa acirrada entre Medeiros e Luíza Maura pelo voto dos eleitores. Esses são os nomes que dominam as pesquisas para consumo interno.

Devido a gestão desastrosa que fez no município, Marcelo Jorge não conta com a simpatia de grande parte da população. Essa rejeição acaba por refletir no seu escolhido como pré-candidato, o vereador Fernando Sousa.

Mesmo assim, ainda é muito cedo para fazer qualquer prognóstico. Somente quando as convenções forem feitas e as chapas definidas, é que se poderá ter uma noção de como se desenhará a disputa eleitoral deste ano em Baliza.

Fale com o editor

Leia mais conteúdo

 620 total views,  2 views today

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend