Estudos em campos experimentais contribuem para dobrar produção agrícola de Boa Vista

boa-vista-130-anos-2

A zona rural de Boa Vista dobrou o número de cultivares de milho e soja, com novos ensaios para o campo, como a cultura do algodão, girassol, sorgo e a técnica do milho ionizado neste primeiro semestre de 2020. 

Esse crescimento é decorrente dos estudos feitos nos campos experimentais localizados na Associação Elifas Levi Veloso Filho (PA Nova Amazônia) para o aumento da produção.

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, a Prefeitura de Boa Vista prestou apoio ao plantio de 38 cultivares de milho e 40 de soja, o que representa o dobro do ano anterior. 

Há também três tipos de sorgos na área, 2 cultivares de biomassa, 2 de silagem e 4 de graníferos. Buscando ampliar ainda mais o campo de pesquisa e testar novas técnicas de plantio a prefeitura incluiu 4 cultivares de algodão e 3 de girassol.

A cultura do milho ionizado, com o plantio de 4 hectares no campo é outra promessa para este ano de 2020. Esta técnica é diferenciada e consiste em colocar as sementes em uma manta quântica onde dispara energia vital para os grãos. Teoricamente, melhora a germinação, o vigor da semente, aumentando o ganho de produtividade. 

O campo experimental está em seu terceiro ano de trabalho em Boa Vista. A ideia é oferecer informações para o agricultor, quanto a cultivares que ainda não estão sendo cultivadas no campo, e trazer novas culturas e alternativas. O local serve ainda como campo de pesquisa para técnicos e estudantes de agronomia e profissionais da área.

Os campos experimentais foram desenvolvidos pela prefeitura por meio da SMAAI e apresentado na segunda edição da AgrofestBV, que aconteceu no final de julho do ano passado. A secretaria preparou em 2019, 19 cultivares de milho, 20 de soja e sorgo para produção de biomassa. Este ano, as áreas de produção foram ampliadas.

Os materiais são geralmente fornecidos por grandes empresas do segmento, multinacionais entre elas a Basf, Pioneer, For Seed, Morgan, Staine, uma empresa americana estreando no Brasil e a LG, que já está há um tempo no mercado.

Mantenha contato com o editor

Leia mais conteúdo

 131 total views,  1 views today

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend