FALTA DE ENERGIA – Roraima poderá viver mesmo caos sofrido pelo Amapá, alerta Mecias de Jesus

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) disse nesta sexta-feira, 6, que o “apagão” que atinge o Amapá há quatro dias, deixando quase 90% da população do estado sem energia elétrica, também pode acontecer em Roraima, caso o estado não seja inserido no Sistema Interligado Nacional (SIN), através do Linhão de Tucuruí.

Segundo o senador, Roraima, assim como o Amapá, tem o abastecimento de energia feito por termelétricas que, além de tornar a energia mais cara e ser poluente, coloca em risco a estabilidade do sistema, já que está mais sujeita a sofrer danos como o incêndio que ocasionou o “apagão” no outro estado nortista.

“Eu, junto com a bancada de Roraima, temos lutado para que seja liberada a obra do Linhão de Tucuruí de Manaus a Boa Vista, mas ‘forças ocultas’ têm travado o começo das obras, o que prejudica tanto a população quanto o próprio desenvolvimento do Estado”, disse Mecias.

O senador disse não entender como alguns órgãos do próprio governo federal, organizações não-governamentais, Ministério Público Federal e lideranças indígenas são contra o Linhão de Tucuruí, se a interligação de Roraima ao SIN será benéfica para todos.

Mecias lembrou que os custos de manutenção das cinco termelétricas instaladas em Roraima são exorbitantes e ao mesmo tempo não oferecem um serviço confiável, haja vista as constantes quedas de energia que ocorrem e prejudicam a população.

“Isso torna nossa energia uma das mais caras do País. Além do Linhão de Tucuruí, defendo também a construção de hidrelétricas como a do Bem Querer, que vão ajudar no fornecimento de energia para as comunidades do interior do Estado”, apontou.

Por fim, o senador pondera que, apesar dos esforço do Governo do Estado de incentivar a instalação de fontes alternativas de energia, como a eólica, solar e a gás, o volume de produção não comportará o nível de consumo para garantir a estabilidade energética de Roraima e atrair novos investimentos que possam desenvolver o Estado.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#Amapá #PolíticaemRoraima #Roraima #EnergiaemRoraima #QuestãoEnergética

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: