FALTA DE ENERGIA – Roraima poderá viver mesmo caos sofrido pelo Amapá, alerta Mecias de Jesus

 FALTA DE ENERGIA – Roraima poderá viver mesmo caos sofrido pelo Amapá, alerta Mecias de Jesus
Compartilhe nosso conteúdo!

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) disse nesta sexta-feira, 6, que o “apagão” que atinge o Amapá há quatro dias, deixando quase 90% da população do estado sem energia elétrica, também pode acontecer em Roraima, caso o estado não seja inserido no Sistema Interligado Nacional (SIN), através do Linhão de Tucuruí.

Segundo o senador, Roraima, assim como o Amapá, tem o abastecimento de energia feito por termelétricas que, além de tornar a energia mais cara e ser poluente, coloca em risco a estabilidade do sistema, já que está mais sujeita a sofrer danos como o incêndio que ocasionou o “apagão” no outro estado nortista.

“Eu, junto com a bancada de Roraima, temos lutado para que seja liberada a obra do Linhão de Tucuruí de Manaus a Boa Vista, mas ‘forças ocultas’ têm travado o começo das obras, o que prejudica tanto a população quanto o próprio desenvolvimento do Estado”, disse Mecias.

O senador disse não entender como alguns órgãos do próprio governo federal, organizações não-governamentais, Ministério Público Federal e lideranças indígenas são contra o Linhão de Tucuruí, se a interligação de Roraima ao SIN será benéfica para todos.

Mecias lembrou que os custos de manutenção das cinco termelétricas instaladas em Roraima são exorbitantes e ao mesmo tempo não oferecem um serviço confiável, haja vista as constantes quedas de energia que ocorrem e prejudicam a população.

“Isso torna nossa energia uma das mais caras do País. Além do Linhão de Tucuruí, defendo também a construção de hidrelétricas como a do Bem Querer, que vão ajudar no fornecimento de energia para as comunidades do interior do Estado”, apontou.

Por fim, o senador pondera que, apesar dos esforço do Governo do Estado de incentivar a instalação de fontes alternativas de energia, como a eólica, solar e a gás, o volume de produção não comportará o nível de consumo para garantir a estabilidade energética de Roraima e atrair novos investimentos que possam desenvolver o Estado.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Está no ar o novo episódio do Podcast Direto ao Ponto - Bastidores do primeiro turno e as arrumações para o segundo em Boa VistaOUÇA NO SPOTIFY
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x