FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA ALERR – Ministério Público requer multa diária de R$ 150 mil por des

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) pediu na Justiça o cumprimento de sentença judicial que obriga a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima a promover a correta implantação do Portal da Transparência da instituição.

No pedido, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, requer o pagamento de multa diária no valor de R$ 150 mil a ser pago pelo presidente da Casa, Jalser Renier, em razão do descumprimento. O documento foi protocolado na quarta-feira, 18 de novembro.

A sentença, que ainda cabe recurso, foi deferida em maio de 2019. Após tomar ciência da decisão, a Assembleia Legislativa recorreu da liminar, porém foi negada pela Justiça.

Na ação civil pública, o MPRR pediu que a Justiça obrigasse a Assembleia a atualizar o Portal da Transparência com informações sobre relação dos servidores públicos com respectiva lotação, orçamento, relatório de gestão fiscal, prestação de contas, pagamento de pessoal com cargos comissionados e de confiança, temporários e efetivos.

O MPRR requereu também a publicidade de gastos individualizados de cada deputado, pagamentos realizados em nome de pessoas físicas e jurídicas que forneçam ou prestem serviços à ALE, os valores pagos e procedimentos licitatórios nas diversas modalidades a realizar e já encerradas, bem como, as demais informações previstas no Artigo 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o Promotor de Justiça, Luiz Antônio Araújo de Souza, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, a existência do portal da transparência atualizado e acessível é dever de todo administrador público.

“É uma ferramenta que possibilita o controle social por parte da sociedade, o qual tem o direito de conhecer e questionar, se necessário, a correta aplicação dos recursos públicos”, destacou o Promotor de Justiça.

Informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Roraima

Conversar no WhatsApp

#AssembleiaLegislativa #PolticaemRoraima #FaltadeTransparência #MinistérioPúblico #PapodePolítica

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: