Funai acena com disposição de reabrir tratativas para construção do Linhão de Tucuruí

 Funai acena com disposição de reabrir tratativas para construção do Linhão de Tucuruí

O órgão indigenista anunciou que que pretende retomar até o próximo dia 15 as tratativas para a construção do Linhão de Tucuruí

Compartilhe nosso conteúdo!

Deu no blog do Jornalista Expedito Peronnico:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciou hoje (7) em Brasília que pretende retomar até o próximo dia 15 as tratativas com as lideranças dos índios Waimiri-Atroari que possibilite a expedição da licença ambiental para a construção da linha de transmissão que vai ligar Manaus e Boa Vista, o conhecido Linhão de Tucurúi e colocar Roraima no Sistema Integrado Nacional (SIM) de distribuição de energia elétrica.

Pelo projeto inicial o linhão terá uma extensão de 721 quilômetros, dos quais 123 passam por dentro da reserva indígena, margeando a rodovia BR-174, na divisa de Roraima com o Amazonas.

Para que a construção da linha de transmissão se efetive o governo federal, por meio da Funai, tenta obter a concordância dos indígenas, obedecendo acordos internacionais com base na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O plano apresenta as medidas mitigadoras e compensatórias para possibilitar a obra. Entre as medidas estão programas e atividades a serem executados por meio da Associação Comunitária Waimiri Atroari (ACWA).

Segundo a Funai, a etnia está disposta a retomar as atividades de tradução do plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), paralisadas por causa da pandemia. Mas, os indígenas exigem o cumprimento de protocolos de saúde contra a Covid-19, além de recomendações da Associação. O protocolo inclui quarentena de 14 dias e testagem antes da entrada no território indígena.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Podcast Direto ao Ponto - Narrativas, entrevista e histórias sobre a política, a cultura e os costumes da Amazônia. Por Luiz ValérioOUÇA AQUI
+
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x