Funai acena com disposição de reabrir tratativas para construção do Linhão de Tucuruí

Deu no blog do Jornalista Expedito Peronnico:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciou hoje (7) em Brasília que pretende retomar até o próximo dia 15 as tratativas com as lideranças dos índios Waimiri-Atroari que possibilite a expedição da licença ambiental para a construção da linha de transmissão que vai ligar Manaus e Boa Vista, o conhecido Linhão de Tucurúi e colocar Roraima no Sistema Integrado Nacional (SIM) de distribuição de energia elétrica.

Pelo projeto inicial o linhão terá uma extensão de 721 quilômetros, dos quais 123 passam por dentro da reserva indígena, margeando a rodovia BR-174, na divisa de Roraima com o Amazonas.

Para que a construção da linha de transmissão se efetive o governo federal, por meio da Funai, tenta obter a concordância dos indígenas, obedecendo acordos internacionais com base na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O plano apresenta as medidas mitigadoras e compensatórias para possibilitar a obra. Entre as medidas estão programas e atividades a serem executados por meio da Associação Comunitária Waimiri Atroari (ACWA).

Segundo a Funai, a etnia está disposta a retomar as atividades de tradução do plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), paralisadas por causa da pandemia. Mas, os indígenas exigem o cumprimento de protocolos de saúde contra a Covid-19, além de recomendações da Associação. O protocolo inclui quarentena de 14 dias e testagem antes da entrada no território indígena.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#Funai #QuestãoIndígena #LinhãodeTucuruí #EnergiaparaRoraima #Roraima #QuestãoEnergética

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: