Harmonia entre os poderes e combate à Covid-19 são temas centrais na abertura dos trabalhos da ALERR

O deputado Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), abriu os trabalhos de 2021 daquele Poder em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (25 de fevereiro). A solenidade contou com a presença do governador de Roraima, Antônio Denarium (sem partido), e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), Cristóvão Suter. O ex-presidente da ALLER, deputado Jalser Renier (Solidariedade), não participou da sessão solene nem de forma presencial nem virtualmente,

Em seu discurso, Sampaio destacou que a Assembleia Legislativa vive um novo tempo. Ele afirmou que nesse começo da sua gestão tem buscado ampliar o diálogo com os demais poderes. Um dos seus compromissos, disse Sampaio, é adequar a estrutura da do Poder Legislativo, dando mais transparência às ações da Casa e valorizando os servidores, além de incentivar a participação dos demais deputados.

O presidente da ALERR disse que “os interesses da população roraimense serão colocados acima de quaisquer outros interesses”. “Esse momento de pandemia, em que temos perdido muitos entes queridos e amigos, exige de todos nós o sentimento de empatia”, disse.

Sampaio disse que a Chegada da vacina traz a esperança de que em breve será possível vencer esse vírus letal. “Mas, nesse momento em que muitas vidas se perdem em decorrência da pandemia, é preciso mantermos a união entre os poderes em busca de levar bem-estar à população. Nós somos a Assembleia Legislativa de Roraima, o poder do povo. E como um bom soldado não fugiremos à luta”, finalizou.

Enfrentamento à pandemia

Ao ler a mensagem do Executivo, o governador Antônio Denarium destacou o empenho do Governo do Estado para levar a vacina a todos os municípios roraimenses, garantindo mais celeridade na imunização da população contra o Novo Coronavírus. Ele também destacou que aumentou em mais de 350% a quantidade de leitos de UTI nas unidades hospitalares do estado e conveniadas.

“Estamos entre os três estados do Brasil que mais vacinou a sua população. Integramos o consórcio dos estados da Amazônia Legal que está em busca de comprar vacinas e juntos nós vamos comprar para o estado de Roraima 500. 000 doses de vacina. Vamos imunizar a nossa população o mais rápido possível. O Governo do Estado tem que fazer a sua parte, com rapidez na distribuição de vacina. “Chegou, distribuiu, entregou. Nosso foco é salvar vidas “, frisou.

Denarium disse que também investiu em medicamento investimos e na contratação de pessoal para a saúde. “Abrimos o hospital estadual de retaguarda, onde funcionava o hospital de campanha, somente para atender pacientes com Covid-19. Colocamos barreiras sanitárias no Aeroporto Internacional de Boa Vista e recomendamos aos prefeitos que mantivessem isolamento social em seus municípios. Estabelecemos decretos, sendo estes últimos, em alguns casos, um remédio amargo, porém, necessário”, disse.

Numa crítica à ex-prefeita Teresa Surita (MDB), Denarium disse que o governo está fazendo a sua parte, apesar do pouco ou nenhum apoio da prefeitura da capital, que manteve os postos de saúde fechados no auge da pandemia. “A população também tem que fazer a sua parte, com uso de máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento social . É preciso evitar visitar parentes, amigos e familiares e também receber visitas. É dessa forma, juntos, com governo e a população fazendo a sua parte, vamos vencer a Covid-19”, afirmou.

Denarium destaca novo modelo de saúde

Antônio Denarium destacou que em pouco tempo conseguiu construir um novo modelo de saúde pública, mais fortalecido e com capacidade maior de atendimento. “Sabemos que quando a pandemia passar, esse novo sistema de saúde ampliado e regionalizado persistirá. Este é o nosso legado para todos que vivem aqui.

A modernização da administração estadual também foi destacado por Denarium. O gestor disse que as contas do estado fecharam no azul em 2020, com o crescimento da economia acima da média nacional. “Inclusive ficamos em segundo lugar no Brasil no crescimento do PIB”, frisou.

Suter destaca harmonia entre os poderes

Numa fala breve, o desembargador Cristóvão Suter, presidente do TJRR, disse que “num momento tão delicado de nossa história, em que as dificuldades decorrentes da pandemia impõem aos homens e mulheres de bem sua cota de sacrifício, se espera do poder legislativo, além da atividade fiscalizatória, a busca por satisfazer as ideias sonhos e anseios da população”.

“Com certeza [o papel constitucional deste poder] continuará a ser exercido com maestria pelos nobres deputados e deputadas, que constituem a grandeza desta excelsa casa de leis”, afirmou.

Suter destacou a harmonia reinante entre os três poderes em Roraima. “Temos orgulho de expressar a realidade que em nosso grandioso estado de Roraima os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário convivem de forma independente e harmônica, conservado os direitos do cidadão e tornando efetivas as garantias que a lei maior oferece’, disse.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog luiz.valerio.silva@gmail.com | WhatsApp (95) 99135-8957

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: