Haroldo Cathedral é co-autor de projeto que inclui arquitetos e urbanistas no MEI

O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR), junto ao colega deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), é co-autor do Projeto de Lei Complementar (PLP) 55/2021 que assegura aos arquitetos e urbanistas o direito de se enquadrar como microempreendedores individuais (MEI).

Atualmente, apesar de atenderem os quesitos para o enquadramento no regime do Simples Nacional, os profissionais desta categoria não podem se legalizar como MEI.

“A lei precisa enquadrar os fatos da vida real e o cenário de muitos arquitetos e urbanistas é o exercício de atividade autônoma, individual, como empresário de si mesmo. Esses profissionais que serão beneficiados no PLP não possuem empresas de grande porte e atendem outros critérios necessários para enquadramento no MEI, cujo o faturamento anual é limitado a R$ 81 mil”, explica Haroldo Cathedral.

O deputado acrescenta que o PLP repara incoerências. “Mesmo atuando de forma autônoma e atendendo os quesitos estabelecidos pelo Simples Nacional, os arquitetos e urbanistas não podem se legalizar como microempreendedores, e isso é muito incoerente. Por isso defendo que esses profissionais também sejam beneficiados pelas facilidades do MEI, como é o caso da carga tributária reduzida e regras mais simplificadas”, justifica.

Quando aprovado, o PLP 55/21 vai alterar a Lei Complementar 128/08 que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte para incluir a atividade de Arquitetura e Urbanismo. A proposta foi recentemente protocolada na Câmara Federal e, em breve, será transitada.

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: