Haroldo Cathedral participa como relator de lançamento de livro sobre cidades inteligentes

O deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR) foi um dos relatores do mais recente livro sobre Cidades Inteligentes lançado nesta semana na Câmara dos Deputados. Coordenado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Casa, o colegiado de parlamentares que trabalharam a temática lançaram o livro “Cidades Inteligentes: Uma abordagem humana e sustentável”.

A publicação destaca os novos desafios sobre o tema e aborda as principais questões que envolvem a incorporação da inovação e do uso das tecnologias para ampliar a qualidade de vida e a cidadania.

Durante seu discurso o deputado apresentou uma série de observações, entre elas, que as dificuldades de avançar nesta temática esbarram na necessidade de mudanças na legislação.

“Observando essa discussão sob o contexto legal aplicada aos municípios e órgãos executivos ou reguladores envolvidos, percebemos legislações desatualizadas, dificultando o desenvolvimento de ações concretas pelos gestores municipais”, disse.

O parlamentar acrescentou: “Precisamos entregar aos municípios condições adequadas para que eles possam inovar, propor, testar, e validar soluções que tornem suas cidades mais humanas e sustentáveis”. 

Haroldo Cathedral também destacou que as peculiaridades de cada localidade/região devem ser consideradas para se propor diretrizes que orientem os trabalhos legislativos sobre o tema.

“A partir do posicionamento das pessoas, concluímos que não existe uma fórmula que possa ser aplicada com sucesso a todos os municípios, pelo contrário. As ações que tornam as cidades mais humanas e sustentáveis devem levar em consideração os seus indicadores, peculiaridades e realidades locais, de formas a prever ações que, mesmo com os menores esforços, entreguem os melhores resultados.”

O parlamentar lembrou, ainda, que é resultado do trabalho de dois anos desenvolvido pelo grupo de estudos do Cedes sobre cidades inteligentes. “Esse é um estudo relevante e atual e que traz uma abordagem humana e sustentável. Nosso trabalho investigou de forma abrangente e aprofundada o tema cidades inteligentes sobre várias dimensões de comparativos e soluções já aplicadas”, explicou.

Publicação

O estudo sobre Cidades Inteligentes lançado pelo Cedes é considerado um relatório de alta especialização técnica e científica, podendo ser um instrumento de fundamentação para elaboração de projetos de Lei e Indicações ao Poder Executivo.

Clique aqui e acesse o estudo

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: