Haroldo Cathedral propõe projeto de cidades inteligentes para o Brasil

ANÚNCIO PMBV JULHO

O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) apresentou proposta que prevê o aprofundamento da discussão sobre a viabilidade das cidades inteligentes no país. O tema irá compor os estudos considerados inovadores do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal.

Nesta quarta-feira (5 de maio), o parlamentar falou na Câmara dos Deputados sobre a preocupação com o estágio atual da urbanização brasileira. Destacou os dados do último censo, realizado em 2010, onde indicam que 84,4% da população brasileira é urbana e a expectativa é que, em 2030, esse índice chegue a 91,1%.

Haroldo Cathedral lembrou que os municípios já enfrentam os impactos desse crescimento, com a ineficiência dos subsistemas e serviços prestados, como transporte, segurança, educação, infraestrutura e mobilidade.

De acordo com o deputado Haroldo é neste contexto que surgem as cidades inteligentes, com o propósito de criar condições para que os gestores públicos possam conhecer, avaliar, encontrar e implementar ações de forma simples.

“O conceito de cidades inteligentes incorpora tecnologias da informação e da comunicação na gestão urbana. Refere-se a um modelo que prevê a otimização dos recursos, com foco na qualidade de vida dos cidadãos, por meio da inovação dos processos administrativos e logísticos”, salientou.

Haroldo Cathedral acredita que a excessiva burocratização da administração pública dificulta o desenvolvimento do país.

“O projeto Cidades Inteligentes vem ao encontro desta busca por um novo modelo de governança e eficiência de gestão. A ideia é integrar os setores da administração pública com as necessidades da sociedade, a fim de desburocratizar o atendimento e universalizar o acesso aos serviços, permitindo o aumento do controle dos gastos públicos e melhoria dos processos decisórios de interesse da coletividade.”

Os estudos empreendidos pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal vão resultar em relatórios de alta especialização técnica e cientifica, com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. Esses documentos servirão de instrumentos de fundamentação para elaboração de projetos de Lei e Indicações ao Poder Executivo.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend