Haroldo e Mecias cobram apoio do MEC para garantir continuidade de serviços de educação básica em RR

A situação precária da rede pública de educação em Roraima motivou o deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR) e o senador Mecias de Jesus (PRB-RR), nesta terça-feira (9), a solicitarem medidas emergenciais ao ministro Abraham Weintraub, durante audiência no Ministério da Educação (MEC).

Conhecedor profundo dos assuntos pertinentes à educação, Haroldo Cathedral cobrou uma intervenção efetiva do MEC para o auxílio e garantia da continuidade dos serviços na educação básica estadual.

De acordo com o parlamentar, os desafios enfrentados por Roraima frente à explosão demográfica decorrente do intenso fluxo imigratório fogem à realidade habitual e devem ser enfrentados como um problema da nação.

Na conversa com o ministro Weintraub , o deputado Haroldo e o senador Mecias pontuaram sobre as dificuldades que o governo enfrenta para manter os serviços de educação básica devido o aumento inesperado da demanda

“Esta grave crise humanitária se expressa diretamente no desequilíbrio do pacto federativo, de modo que a intervenção do Governo Federal nas áreas mais críticas se faz necessária, a fim de garantir e resguardar o direito das nossas crianças e jovens estudantes”, afirmou o deputado.

Haroldo e Mecias de Jesus entregaram um ofício contendo os números que comprovam a sobrecarga na rede de ensino e os impactos na qualidade da educação ofertada, em decorrência do crescimento do fluxo migratório de venezuelanos em Roraima.

Conforme destacou Haroldo Cathedral, atualmente o Estado absorveu aproximadamente nove mil estudantes venezuelanos, o que representa 12% no universo total de matrículas.

“Os efeitos desta expressiva sobrecarga implica no aumento exponencial das despesas, acarretando sérios e irreparáveis prejuízos na qualidade da prestação de serviços, como transporte e merenda escolar”, salientou Haroldo Cathedral.

Weintraub se comprometeu a atuar em parceria com a gestão estadual e garantiu o direcionamento de recursos para atender as demandas atuais.

O ministro afirmou que existe ainda no Ministério um planejamento para ampliar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para Roraima.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend