Ibope ‘toma tento’ e mostra números mais próximos da realidade neste 2º turno em Boa Vis

Olá, caros (e)leitores, vocês perceberam que depois do “escândalo” referente à suposta compra das pesquisas Ibope no primeiro turno, o Instituto passou a publicar pesquisas mais condizentes com o que as urnas mostraram no round da disputa eleitoral? Ou seja, os dados das entrevistas com os eleitores de Boa Vista agora mostram Arthur Henrique (MDB) disparado à frente de Ottaci Nascimento (Solidariedade).

Isso quer dizer que o Ibope assimilou o golpe. O mais famoso instituto de pesquisas do Brasil não contava com vazamento daquela conversa estranha entre o ex-craque de futebol Túlio Maravilha e o fiador da campanha de Ottaci e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, sobre a história de que “aqui não tem pinga-pinga” e que “o dinheiro já está com ele” ou ainda “precisamos fazer outra visita ao ‘homi aí”, se referindo ao presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, presidente do Botafogo, ex-clube de Túlio.

Ouça nossos podcasts

Direto ao Ponto – A crônica bem-humorada da política roraimense

Macuxicast – A cultura, a arte e os costumes da gente amazônida em evidência

Bom, o fato é que as duas últimas pesquisas Ibope feitas para medir a preferência do eleitor neste segundo turno colocaram os pingos nos is. Na primeira pesquisa feita para este segundo turno, o resultado do Ibope mostrou Arthur com 67%, enquanto Ottaci aparecia com apenas 19%, uma diferença de 48 pontos percentuais. Na segunda pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (26 de novembro), o candidato emedebista ficou à frente 79% contra 21% do concorrente do Solidariedade, o que dá uma diferença de 58 percentuais.

É bem verdade que pesquisa não ganha eleição. Trata-se apenas uma amostra do momento em que as entrevistas foram realizadas. Mas o que está em “jogo” aqui é a transparência dos números e a realidade que eles mostram. Até por ter domínio da máquina pública e por ter a prefeita Teresa Surita (MDB), gestora municipal mais bem avaliada do Brasil como garota propaganda, Arthur está, sim, em vantagem numérica à frente do seu adversário. Querer dizer qualquer coisa ao contrário disso seria engodo.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#BoaVista #ArthurHenrique #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral #PolíticadeRoraima

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: