Jalser Renier se ausenta de sessões da Assembleia desde que foi destituído da presidência da Casa pelo STF

O deputado Jalser Renier (Solidariedade) não tem participado das sessões da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), desde que foi destituído do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 25 de janeiro. A justificativa é que ele se encontrava fora do estado e num lugar sem conexão com a Internet.

Jalser não participa das sessões nem mesmo remotamente, uma vez que as reuniões híbridas, com a presença de parte dos parlamentares e a interação dos demais por teleconferência, foi instituída pela Casa de forma oficial em decorrência da pandemia de Covid-19 pelo novo presidente da Mesa Diretora, deputado Soldado Sampaio.

Conforme a Superintendência de Comunicação da ALERR, “o deputado Jalser Renier justificou ausência nas sessões plenárias dos dias 29 e 30 de janeiro e dias 02 e 18 de fevereiro. No documento, o parlamentar comunica que estava fora do Estado, e o local não tinha conexão com a internet, o que impossibilitou a participação de forma remota”. 

A Supcom informa ainda que os parlamentares têm, regimentalmente, um prazo de até cinco sessões a partir da ausência para a justificativa. “O art. 92, do Regimento Interno da Casa, assevera que é dever do deputado comparecer, em cada Sessão Legislativa Ordinária, à terça parte das reuniões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada pela Assembleia Legislativa”, diz a nota da Comunicação da ALERR.

Jalser entrou com sucessivos recursos no STF tentando retornar à presidência da Assembleia Legislativa, mas dois deles foram recusados pela Corte. Quando o ministro Alexandre de Moraes decidiu estender a decisão de impedir a posse de presidentes reeleitos de forma sucessiva para as assembleias legislativas de outros estados brasileiros, Jalser desistiu de recorrer.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog: luiz.valerio.silva@gmail.com | WhatsApp: (95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: