Janaína Carneiro é reconduzida no cargo de Procuradora-Geral de Justiça do MPRR

A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa, foi reconduzida no cargo para os próximos dois anos, nesta sexta-feira, 12 de março. A cerimônia ocorreu de forma híbrida, no auditório do edifício-sede do MPRR, e transmitida pelo YouTube da Instituição.

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Procuradores Gerais, membros do MPRR, familiares e diretores da Instituição, além de autoridades civis e militares, acompanharam a solenidade de posse da Procuradora-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral do MPRR, Alessandro Tramujas Assad.

Na ocasião, Janaína Carneiro destacou que os últimos dois anos foram marcados por muitas lutas institucionais contra as violações de direitos humanos e a mortalidade e sequelas deixadas por um vírus que surpreendeu o mundo e mudará gerações.

“O Ministério Público é agente transformador da realidade social no combate à corrupção, que, em nosso país, é sistêmica. A filósofa e professora estadunidense, Angela Davis, desafia: “Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar”, disse

Janaína Carneiro continuou: “Os desafios processuais e jurídicos enfrentados ao longo desses dois anos não nos paralisou, longos foram os dias de esgotamento físico e emocional, mas não deixamos de cumprir nosso papel constitucional, executando-o da melhor forma”, destacou a Procuradora-Geral de Justiça.

Corregedor-Geral

O Colégio de Procuradores de Justiça do MPRR também empossou o Procurador de Justiça Alessandro Tramujas Assad no cargo de Corregedor-Geral do Órgão Ministerial para o biênio 2021/2023. Tramujas afirmou que a Corregedoria-Geral constitui importante órgão da Administração Superior do MPRR.

“É um trabalho duro e, por algumas vezes, incompreendido pela própria classe, dada a sua natureza orientativa e disciplinar. Recebo a Corregedoria de boas mãos e o nosso objetivo será dar sequência ao trabalho realizado pela Dra. Cleonice Andrigo, bem como manter o diálogo com a Procuradoria-Geral, com o Colégio de Procuradores e, sobretudo, com os Membros da Instituição. Nosso interesse é comum, no sentido de fortalecer cada vez mais a presença e a atuação do Ministério Público em favor da sociedade roraimense.”, ressaltou o novo Corregedor-Geral.

Janaína Carneiro ingressou no Ministério Público em 1997 e promovida ao cargo de Procuradora de Justiça em 2011

Perfil

Janaína Carneiro Costa é natural de Goiânia (GO) e ingressou na carreira do Ministério Público do Estado de Roraima em 1.997. Atuou em diversas promotorias de justiça, como as de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Público e Promotorias Criminais, além de ter sido a primeira Promotora de Justiça da Pessoa com Deficiência, Idoso e Direito à Educação do Órgão Ministerial.

Foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça em 2011 e, mais uma vez, foi pioneira, sendo a primeira Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAOP). Foi Membro do Conselho Superior do MPRR, bem como Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Janaína Carneiro foi eleita, em março de 2019, por seus pares para chefiar o MPRR, no biênio 2019/2021. A gestão foi marcada pelo dinamismo na estruturação do MPRR com o início do projeto de construção, reforma e ampliação das sedes próprias na capital e no interior, em 2019, além de promover investimentos imprescindíveis no parque tecnológico da Instituição e na caacitação de Membros e servidores, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Ceaf, totalizando a oferta de 43 cursos para 1300 participantes.

Em 2020, em meio a um cenário imprevisível, o Ministério Público não parou, a Procuradora-Geral realinhou planos e redefiniu estratégias de trabalho para conduzir o MP estadual no enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus, um período marcado por atuação forte e resolutiva na proteção e defesa dos direitos do cidadão, destinando recursos, firmando parcerias e propondo soluções eficientes aos desafios impostos à sociedade roraimense.

Nesse período, o MPRR estabeleceu parcerias colaborativas para a abertura e manutenção do Hospital de Campanha, na capital, assim como realizou a mediação do acordo de cooperação técnica entre o executivo estadual e o Hospital paulista Albert Einstein, que viabiliza a realização de consultas médicas virtuais para tratamento de pacientes da Covid-19 internados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva).

Atualmente Janaína Carneiro também é vice-presidente do Grupo de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (GNDH).

Envie sua sugestão de pauta para o Blog: luiz.valerio.silva@gmail.com | WhatsApp: (95) 99135-8757

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: