Jhonatan de Jesus protocola pedido de abertura de CPI do Apagão do Amapá

O deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) junto com a deputada federal Aline Gurgel (Republicanos-AP) protocolaram nesta terça-feira, 24, um pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar o apagão energético ocorrido no estado do Amapá.

De acordo com o parlamentar, diante da situação de calamidade pública em que se encontra o Amapá se faz necessário haver uma investigação criteriosa para sejam identificados os culpados pelo incidente, que atingiu 13 dos 16 municípios daquele estado desde o último dia 3 de novembro.

“A situação ficou insustentável e vem acarretando inúmeros prejuízos à população. Somente nesta terça-feira [24], a energia nos 13 municípios afetados pelo apagão foi 100% restabelecida. É preciso investigar a fundo todos os fatos ocorridos”, alegou o deputado para justificar o pedido de CPI.

Jhonatan de Jesus disse ainda que a abertura de uma CPI, além de poder chegar aos verdadeiros culpados pelo apagão, também servirá para que futuros casos semelhantes não ocorram em outros entes da Federação.

“Roraima, assim como o Amapá enfrenta problemas com o abastecimento de energia, tendo todo o seu sistema feito por termelétricas, que além de serem poluentes tornam a energia do nosso estado uma das mais caras do país. Precisamos encontrar alternativas para que não ocorra o mesmo que aconteceu no Amapá”, alertou.

Ouça nossos podcasts

Direto ao Ponto – A crônica bem-humorada da política roraimense

Macuxicast – A cultura, a arte e os costumes da gente amazônida em evidência

Ressarcimento

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) há dias tem se manifestado com relação ao problema ocorrido no Amapá. Nesta terça-feira, o parlamentar usou seu Twitter para criticar a Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que isenta os amapaenses do pagamento da conta de energia durante o período em que ocorreu o apagão.

Segundo o parlamentar, essa isenção é injusta pois será paga por todos os brasileiros, quando a responsabilidade da compensação tem que ser das empresas geradoras e distribuidoras de energia no Amapá.

“O ideal é a Câmara dos Deputados aprovar com urgência o PL 5.187/2020 do senador Lucas Barreto, que eu relatei no Senado e, imediatamente, ser sancionado pelo presidente da República, dando assim a responsabilidade aos verdadeiros culpados”, twitou.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#EnergianoAmapá #BlogdoLuizValério #JhonatandeJesus #PolíticaNacional #ApagãonoAmapá

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: