Jon Lee Anderson destrói reportagem de Veja

ANÚNCIO PMBV JULHO 3

Faz muito tempo que a revista Veja vem praticando um jornalismo chinfrim, com pseudo-reportagens baseadas mais na opinião dos seus autores do que na investigação rigorosa que uma publicação do porte do semanário brasileiro deveria praticar.

A última grande “ratada” da revista da Editora Abril foi a reportagem sobre Che Guevara, produzida pelo editor de internacional Diogo Schelp. A reportagem, publicada na edição de 03 de outubro último, Diogo tenta desfazer o mito Che e demonizar guerrilheiro que ajudou Fidel Castro a vencer a revolução cubana.

Uma das fontes para o embazamento da reportagem seria o jornalista da revista americana New Yorker, Jon Lee Anderson, autor da biografia mais completa sobre Che Guevara já publicada até hoje.

Diogo Schelp manteve contato com Lee Anderson por e-mail, só e somente, e depois tratou de escrever a matéria sem fazer novas tentativas para entrevistá-lo. No texto que ofereceu aos leitores de Veja deu como justificativa não ter obtido retorno do biógrafo.

Este foi o pior ato falho de Diogo. A edição de Veja chegou às mãos de Lee Anderson, que leu o material de péssima qualidade produzido pelo editor internacional. O jornalista amerciano resolveu contestar as justificativas dadas pelo autor da reportagem numa carta aberta publicada no blog do jornalista Pedro Dória.

Ofendido com o desmascaramento promovido por Lee Anderson, Diogo Schelp resolver escrever uma réplica raivosa, na qual questiona se o consagrado autor da New Yorker pode mesmo ser chamado de jornalista. Risível! Chegou mesmo a afirmar que o biógrafo de Che Guevara não mais teria espaço nas páginas de Veja.

Lee Anderson foi à forra e escreveu uma tréplica, novamente publicada no blog do jornalista Pedro Dória, na qual enquadra o editor internacional de Veja e lhe dá uma lição do que seja jornalismo investigativo. Esta foi mais uma desmoralização internacional para uma revista que pensa ser a dona da verdade num país de iletrados.

Leave your vote

Comentários

0 Comentários

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend