Liderança indígena pede ajuda do senador Mecias para pacificar conflitos na Terra Yanomami

mecias e liderança indígena Yanomami
Mecias de Jesus: “Vamos interceder junto ao Senado e oficiar ao Governo Federal no sentido de garantir a segurança do povo Yanomami”.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Júnior Yanomami, se reuniu com o senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR), na tarde desta quarta-feira, dia 12, quando pediu apoio para garantir a segurança do seu povo, devido os graves conflitos envolvendo índios e garimpeiros, na comunidade indígena Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, ocorridos nos últimos dias.

De acordo com a liderança indígena, as forças do Exército e da Polícia Federal que estiveram na aldeia, apenas verificaram a situação dos indígenas, mas não permaneceram no local, o que, na opinião dele, traz total insegurança ao seu povo.

“Eu vim solicitar ao senador Mecias, um pedido de apoio do Governo Federal, para que a força policial atue na Terra Indígena Yanomami, para garantir a segurança. O povo Yanomami está correndo muito risco, precisamos da Força Nacional para controlar a terra”, disse o presidente do Conselho.

Mecias de Jesus foi informado pelo líder indígena que, em função do conflito, o Condisi precisou retirar a equipe de saúde que atende àquela comunidade, deixando os indígenas ainda mais vulneráveis.

“Vamos interceder junto ao Senado e oficiar ao Governo Federal no sentido de garantir a segurança do povo Yanomami, para que possamos encerrar esse conflito e buscar a paz entre índios e garimpeiros”, garantiu o senador.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Parlamentar

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest
LUIZ VALÉRIO
LUIZ VALÉRIO

Jornalista e Podcaster. Este Blog, que edito há 18 anos, é uma singela contribuição para a sociedade. É uma espécie de "jornal pessoal" por onde tento provocar o debate sobre assuntos inadiáveis para Roraima e para o Brasil. Também edito o Podcast Direto ao Ponto, que vai ao ar todas as semanas e você também pode ouvir aqui.

Todos os posts

Posts recentes: