domingo , fevereiro 16 2020
Início / Pacaraima / Manifestantes decidem fechar BR 174 em Pacaraima até serem ouvidos pelo Governo Federal

Manifestantes decidem fechar BR 174 em Pacaraima até serem ouvidos pelo Governo Federal

O quarto dia de manifestações em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, nesta segunda-feira (10 de fevereiro) foi tenso. Os moradores bloquearam a entrada e a saída da cidade com barricatas no período da tarde. O comércio aderiu ao movimento, mesmo diante da contrariedade de alguns donos de lojas e supermercados. O fechamento das casas comerciais foi recomendado pela organização do movimento para evitar saques e invasões. Os protestos devem prosseguir nesta terça-feira, segundo os organizadores dos protestos.

Em conversa com o Blog agora à noite, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (Republicanos), disse que se reuniu com a Comissão Externa criada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) que esteve no município para apurar as ocorrências de confronto no município serrano em busca de soluções para os problemas apontados pelos manifestantes.

O uso de balas de borracha e bombas de efeito moral pela Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional contra os manifestantes, no domingo (9 de fevereiro), desencadeou uma onda de descontentamento e revolta entre os moradores.

Torquato critica a PRF pelo que ele considera ser falta de preparo e pelo fato de os policiais terem disparado contra os munícipes que, segundo ele, faziam uma manifestação pacífica no domingo. O gestor disse ao Blog que se reuniu também com lideranças indígenas e estas decidiram pelo fechamento permanente da BR 174, até que o Governo Federal se pronuncie com alguma medida favorável aos moradores de Pacaraima.

Prefeito Juliano Torquato fala sobre protestos em Pacaraima

“Eles [os indígenas] decidiram que vão fechar a rodovia até que sejam ouvidos para que tenham a oportunidade de explicar a situação e possam ter do governo federal algum planejamento que traga melhorias para a população de Pacaraima”, disse Torquato, destacando que, na conversa anterior com os parlamentares estaduais, ficou acertada também a realização de uma audiência pública no município para discutir possíveis soluções para os problemas enfrentados pela população em decorrência da crise imigratória.

A Comissão é presidida pelo deputado Jânio Xingu (PSB) e tem como membros Tayla Peres (PRTB), Chico Mozart (Cidadania), Marcelo Cabral (MDB) e Angela Águida Portella (PP). Os parlamentares se deslocaram para Pacaraima nesta segunda-feira para acompanhar de perto a situação.

O estopim das manifestações foi o estupro de uma indígena

As manifestações e protestos e Pacaraima tiveram início na sexta-feira (7), depois que uma adolescente indígena foi estuprada quando ia para a escola.

De acordo com relatos de moradores, o autor do estupro é um imigrante venezuelano, o que desencadeou nova onda de revolta contra os refugiados que tomam conta das ruas da cidade.

Durante os protestos que ocorrem desde então, os moradores pedem mais segurança e mudanças na lei de Imigração.

Leave your vote

0 Reviews

Write a Review

Comments

0 comments

Sobre Luiz Valério

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Confira também

imigrantes-são-recolhidos-das-ruas-de-roraima

OPINIÃO – ‘Operação Abafa’ com recolhimento de imigrantes causa indignação na população de Boa Vista

A população de Roraima se indignou com a constatação de que foi feita uma verdadeira Operação Maquiagem para esconder das autoridades – vice-presidente da República Hamilton Mourão e do ministro Sergio Moro - a situação caótica que a sociedade roraimense vivem em decorrência da crise imigratória. Vídeos postados nas redes sociais mostram os imigrantes sendo recolhidos para abrigos mantidos pela Operação Acolhida.

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

Send this to a friend