MDB é o partido com mais prefeitos eleitos na disputa deste ano

 MDB é o partido com mais prefeitos eleitos na disputa deste ano

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, participa de entrevista coletiva sobre o segundo turno das eleições municipais 2020

Compartilhe nosso conteúdo!

O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos. Se falarmos de uma maneira geral não levando em conta só as capitais, o MDB também é a legenda que mais conquistou votos, conseguiu 784 prefeituras.

Só nas capitais foram cinco. Oito deputados dos 15 congressistas que foram para o 2° turno foram eleitos. Três deputados já haviam sido eleitos no primeiro turno.

No total, 11 de 70 deputados e senadores foram eleitos prefeitos e vice-prefeitos nas eleições municipais de 2020. Dois senadores disputaram o pleito e nenhum foi eleito.

Os deputados eleitos para as prefeituras de quatro capitais neste segundo turno foram João Campos do PSB, no Recife; Edmilson Rodrigues do PSOL, em Belém; Eduardo Braide do Podemos, em São Luís; e JHC do PSB em Maceió.

O PP aparece em segundo lugar, elegeu 685 prefeitos, e logo em seguida aparece o PSD que conquistou 654 cadeiras para comandar as cidades.

O PSDB assume o quarto lugar, com 520 prefeituras, e o Democratas com 464. O PT aparece na décima primeira posição com 183 prefeitos eleitos e o PSL com 90, assumindo a décima sexta posição.

Partidos do chamado Centrão vão comandar quase metade dos municípios do país, um total de 2 mil e 400.

Entre os partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras. Hoje o centrão é o bloco com maior número de parlamentares no Congresso.

Das 25 capitais, apenas em uma delas, Palmas, uma mulher estará à frente da prefeitura em 2021 – Cinthia Ribeiro, do PSDB, que foi reeleita.

Das 19 cidades em que havia mulheres na disputa, oito venceram neste segundo turno.

Outro dado que chama atenção: das 25 capitais, 8 terão prefeitos autodeclarados negros. O número, apesar de baixo, é o dobro do registrado em 2016.

E uma curiosidade final, com 27 anos, João Campos do PSB, eleito prefeito de Recife, será o mais jovem administrador de uma capital a partir de 2021. No outro extremo, Dr. Pessoa, eleito para governar Teresina, é o mais velho entre os prefeitos das capitais, com 74 anos.

Lembrando que ainda haverá eleição em Macapá, no Amapá, cidade que foi prejudicada pelo apagão elétrico, neste mês, e que teve o pleito adiado.

Com informações da Agência Brasil

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Digiqole ad

Comments

0 comments

Luiz Valério

http://luizvalerioblog.wordpress.com

Sou Luiz Valério. Cearense nascido em Juazeiro do Norte, Região do Cariri (CE). Tenho formação em Letras, curso Comunicação Social e atuo como professor e jornalista há 24 anos. Sou Pós-graduado em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Atualmente faço uma Pós-graduação em Marketing Digital. Mantenho este blog há 16 anos.

Leia mais conteúdo

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
[google7715166146bf8686.html]